Desligar, estar e aprofundar – as propostas do SPC

Para quem “desligar” é o primeiro desafio … muito típico em quem experimenta no trabalho alguma falta de “limites”, qual aparência de bem e generosidade, desligar é um enorme exercício de humildade. E se nas férias ninguém precisar de mim?

Para quem “desligar” é o primeiro desafio … muito típico em quem experimenta no trabalho alguma falta de “limites”, qual aparência de bem e generosidade, desligar é um enorme exercício de humildade. E se nas férias ninguém precisar de mim?

É tempo de (DES)LIGAR.

Para quem este exercício é fácil, aproveite e agradeça o dom e simplesmente passe para a dica seguinte: ESTAR.

Mas para quem “desligar” é o primeiro desafio … muito típico em quem experimenta no trabalho alguma falta de “limites”, qual aparência de bem e de generosidade, não se esqueça que desligar é um enorme exercício de humildade. Exige muita humildade. E se, durante as férias, ninguém precisar de mim e ninguém me ligar? E se, durante as férias, alguma coisa séria acontecer e – quem fica – tiver de resolver e o fizer ainda melhor? E se, depois de férias, estiver tudo na mesma? E se, depois de férias, concluir que – afinal – muito pouco (ou quase nada) depende de mim?

Quando vamos de férias, precisamente para descansar do dia a dia, da rotina, das tarefas, até da missão, desligamos precisamente para nos ligarmos a nós próprios, à nossa família e a Deus e nutrirmos a nossa vida, as nossas escolhas e a nossa vocação. E se, afinal, cuidar de mim, dos meus e dos que me estão próximos for tudo o que me é pedido agora?

Desligar não significa esquecer nem abandonar. Significa confiar. Significa acreditar que “não há vazios”, como me disse um amigo, e que outros – na minha ausência – cuidarão. Significa trazer o trabalho e “com quem” e “para quem” se trabalha no coração, mas já não na cabeça (essa demora mais um pouco a desligar … sejamos pacientes) e já não na agenda, pois essa ficou em casa. Em substituição da agenda, trouxe na mala livros que me vão levar a conhecer outros lugares, outras histórias e outras vidas.

No último mês, sob alguns desafios mais exigentes (vulgo stress), li o livro “Misericórdia” da Lídia Jorge. É um livro maravilhoso sobre o tempo, a vida, o cuidar. Este livro vai facilitar a vida a quem tem mais dificuldade em desligar, pois conquista-nos, agarra-nos e transporta-nos ao lar Hotel Paraíso, hotel de não-sei-quantas-estrelas, para testemunhar (sem a poder consolar) como a Dona Alberti saboreia cada dia e teme a noite até ao momento de “desligar” e de partir.

(Ana Sofia Marques)

 

É, também, tempo de ESTAR.

Passado o primeiro cabo do desligar, impõe-se o estar. Estar implica deixar aquilo com que não estamos confrontados e depararmo-nos somente com o que o confronta. Fala-se, muitas vezes, não apenas no estar, mas no “estar inteiro”. Viver plenamente o que se tem pela frente.

Estar implica deixar aquilo com que não estamos confrontados e depararmo-nos somente com o que o confronta. Fala-se, muitas vezes, não apenas no estar, mas no “estar inteiro”. Viver plenamente o que se tem pela frente.

Parece ser a isso que Santo Inácio se refere quando escreve: “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear intensamente as coisas”. Estar não é mais do que dispor-se a uma condição em que se pode saborear intensamente as coisas.

Estar pode ser assustador ou até humilhante, porque implica saborear intensamente tudo aquilo que Deus vai pondo no nosso caminho. Ora, nem sempre o nosso caminho tem aquilo que nos apetecia que tivesse.

Por vezes, somos confrontados com o sofrimento e a dor e estar no sofrimento e na dor é incómodo e desconfortável. Pode ser humilhante, até. Outras vezes, somos confrontados com o tédio, que parece ser um mal ainda maior que o sofrimento, nos dias que correm. O tédio faz-nos sentir que estamos a perder alguma coisa, num mundo em que tudo se orienta para uma inexorável produtividade. Faz-nos sentir vazios e sem sentido. E acaba por nos levar a produzir ou encontrar conforto numa qualquer preocupação da qual tínhamos desligado. Então, deixamos de estar.

Seja no sofrimento, no tédio ou na mais profunda alegria, estar implica confiar e entregar-se a Deus e ao que ele nos pede que vivamos a cada momento. Alegrando-nos com o que Ele nos pede que nos alegre, preocupando-nos com o Ele nos pede que nos preocupe, sofrendo com o que Ele nos pede que soframos. Estando onde Ele nos pede que estejamos.

Fica a proposta de uma oração que pode ajudar a estar.

Oração da Serenidade:

“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso mudar,
Coragem para mudar aquelas que posso,
E sabedoria para distinguir umas das outras.
Vivendo um dia de cada vez,
Desfrutando um momento de cada vez,
Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz,
Tomando, como Ele fez, este mundo pecador como ele é,
E não como eu gostaria que ele fosse,
Confiando que Ele fará tudo dar certo se eu me entregar à Sua vontade,
Para que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida
E sumamente feliz com Ele para sempre na próxima.”

(Miguel Simões Correia)

 

Chegados aqui, (des)ligados e inteiramente presentes, o tempo de férias convida ao APROFUNDAR.

Livres (tanto quanto possível) do stress do quotidiano e concentrados no presente, somos levados a ver mais fundo, a sentir mais intensamente e a dar passos, seja para dentro – enraizando mais profundamente as nossas escolhas – seja para fora – estendendo os nossos ramos para novos céus.

Sugiro um pequeno exercício, porque não diário, para este terceiro movimento: escolher uma música (ou deixar que seja ela a escolher-nos, ao acaso de um algoritmo ou da playlist de uma esplanada) e escutar a letra e a melodia como algo que é dito para mim, para me desinstalar e me levar a “ver novas todas as coisas”.

O verão convida-nos a parar para ir mais longe, a fechar os olhos para ver melhor, a fazer silêncio para escutar uma Voz que nos chama e nos envia. Sugiro um pequeno exercício, porque não diário, para este terceiro movimento: escolher uma música (ou deixar que seja ela a escolher-nos, ao acaso de um algoritmo ou da playlist de uma esplanada) e escutar a letra e a melodia como algo que é dito para mim, para me desinstalar e me levar a “ver novas todas as coisas”.

Tomemos, por exemplo, o tema “Verão” dos The Gift:

Onde me sinto chamado a «provar a sorte, tentar, inventar» para que a minha vida tenha mais Vida e, sobretudo, seja melhor canal dessa mesma Vida?

Onde palpita esse «Amor que é só meu» porque Alguém conhece o meu íntimo e ainda assim se decide a levantar-me do barro da minha fragilidade para ser seu instrumento?

Que novidade e que surpresas me esperam nesse «amanhã [que] será bem melhor»?

(António Ary, sj)

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.