O que significa exprimir a identidade cristã em termos de estilo, entendendo por estilo a marca distintiva de uma determinada forma de habitar o mundo? Quais os traços do estilo cristão, começando por atender ao estilo de Jesus de Nazaré? Poderá a abordagem estilística superar a redução da fé cristã a ensinamento doutrinal e honrar a concordância estrutural entre conteúdo e forma? Será este um caminho promissor para atravessar a crise atual de credibilidade da Igreja e de relevância da fé e para realizar a missão de anúncio do Evangelho de Jesus, num contexto cultural que, como tem sublinhado o Papa Francisco, se afirma não apenas como tempo de mudança, mas como mudança de tempo? Guiados por estas questões, tomaremos como principal referência o trabalho que o jesuíta e teólogo alemão, radicado em França, Christoph Theobald, tem desenvolvido em torno da categoria de estilo.
É este o mote de mais um Curso da Aula da Esfera” que terá lugar na Brotéria de 22 a 24 de fevereiro das 19 às 20h30.
Programa
Terça-feira – 22 de fevereiro
19h às 20h30
A categoria de estilo
No quadro de um diagnóstico teológico dos grandes desafios que o contexto cultural coloca hoje à Igreja, apresentam-se a categoria estético-teológica de estilo e as grandes linhas de compreensão da identidade cristã em termos estilísticos.
Quarta-feira – 23 de feveiro
19h às 20h30
O estilo de Jesus de Nazaré
Centra-se a atenção no estilo de Jesus — marcado pela hospitalidade e pelo desprendimento de si — e na coerência única que a sua vida revela entre conteúdo e forma.
Quinta-feira 24 de fevereiro
19h às 20h30
O estilo crente
Aproxima-se a categoria de estilo ao carácter pastoral da doutrina cristã, extraem-se consequências e explicitam-se traços que assinalem a identidade eclesial e deem forma à missão da Igreja “num tempo de mudança de tempo”.
Inscrições no site da Brotéria.
Local: Brotéria – R. São Pedro de Alcântara 3 1250–237 Lisboa, Portugal
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria