
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Transmissão Eucaristia em Direto
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Como comunidade, comecemos por acolher e aceitar os nossos lugares de sombras, os daqueles que nos são próximos, os da Igreja. Falemos deles com humildade e desejo de mudança, para que Aquele que é a Luz do mundo Se possa neles manifestar.
Neste episódio da rubrica, estamos à conversa com o P. Tendai Matare, sj, responsável pela logística dos espaços da Villa MAGIS e o Miguel França Martins, voluntário na organização do MAGIS.
Hoje contemplamos uma das páginas mais ricas em afeto do Evangelho: a ressurreição de Lázaro (Jo 11, 1-45). O texto sublinha várias vezes a vida interior de Jesus, do Filho de Deus que é amigo de Marta, de Maria e de Lázaro.
Depois do lançamento da rubrica «Tens Companhia para ir à JMJ!», serão agora lançadas pequenas propostas de oração que irão para o ar nos dias 23.
Nos momentos da nossa dor, entregamo-nos demasiadas vezes à tormenta, aguardando que esta passe sem mais. O nosso Deus anima-nos a arrancar a esperança à bonança que virá, confirmados pela graça que precede o momento presente.
Precisamos urgentemente de nos convertermos a este caminho de serviço e humildade, de afastar toda a tentação de converter a autoridade em poder e de toda a autorreferencialidade que nos encerra face ao mundo e aos seus apelos.
No próximo dia 1 de Abril vão ter início as Sessões sobre o O livro do Apocalipse de São João com o P. Vasco Pinto de Magalhães SJ e P. João Norton SJ. As Sessões vão decorrer das 11h às 12h30 nos dias 1, 15, 29 de Abril e 13, 27 de Maio.
A sociedade deve estar sensibilizada para a revalorização da velhice. O futuro é este. A qualificação e especialização dos profissionais que exercem funções na área do envelhecimento é urgente.
Cinco anos depois, o Ponto SJ reafirma a sua linha editorial. Habitar a tensão. Uma tensão natural e saudável que promova a escuta e estimule o sentido crítico, e recuse o caminho da polarização, que anula a diferença e exclui o outro.
Que ferramentas e metodologias podem orientar-nos no sentido de imaginar e ensaiar futuros múltiplos ou alternativos àqueles que nos são apresentados como certos ou inevitáveis?
Um mês depois de sair o relatório da Comissão Independente, e após uma semana muito difícil para a Igreja, conversamos com dois jornalistas que analisam a forma como a Igreja comunica com o mundo e aprofundam as causas dessas dificuldades.
As vítimas precisam de sentir que a Igreja reconhece, através dos seus responsáveis, que não foi capaz de as proteger, de detetar as situações e de agir a tempo de as eliminar. Reconhecer o abuso é reconhecer o dano e as suas consequências.