Austen Ivereigh, conhecido por ser biógrafo do Papa Francisco, estará em Lisboa no dia 10 de abril para falar do seu pontificado e do processo de transformação a que Francisco tem conduzido a Igreja Católica nos últimos 12 anos. O célebre escritor e jornalista inglês, autor de várias obras sobre o Papa, virá dar uma conferência (visite o site) a propósito do seu novo livro “Em primeiro lugar pertencer a Deus – Exercícios Espirituais com o Papa Francisco“, editado pela Paulinas Editora e já disponível nas livrarias.
A conferência intitulada “Chamados à conversão numa mudança de época: o legado do Papa Francisco e o futuro da Igreja” está a ser organizada pelo Ponto SJ – o portal dos Jesuítas em Portugal – em parceria com a Paulinas Editora, e decorrerá no dia 10 de abril, às 21h15, no auditório do Colégio S. João de Brito, em Lisboa.
Qual é o principal fruto dos últimos 12 anos de pontificado de Francisco? O seu biógrafo britânico defende que, para compreender a conversão a que nos chamou, é preciso primeiro perceber o discernimento que Francisco faz dos sinais dos tempos e, por conseguinte, a urgência de a Igreja converter a sua cultura interna para evangelizar a nova era em que estamos a entrar, critério fundamental para julgar as prioridades do pontificado e os frutos que deu e dará.
Daí a importância da conversão sinodal que a Igreja está a empreender. Nesta conferência, Austen Ivereigh partilhará as suas experiências sobre o caminho sinodal a partir do “interior”, como um dos peritos envolvidos ao longo do processo de três anos em termos de síntese dos documentos. O Sínodo sobre a sinodalidade, que se realizou em toda a Igreja Católica entre 2021 e 2024, está agora a ser implementado em toda a comunidade católica, num processo que durará até outubro de 2028.
A conferência será proferida em português e a entrada é livre.
Sobre o novo livro
“Em primeiro lugar pertencer a Deus – Exercícios Espirituais com o Papa Francisco” já está disponível nas livrarias portuguesas.
O novo livro de Austen Ivereigh é um retiro inaciano de oito dias “com” o Papa Francisco que nos permite entrar na dinâmica de conversão a que o pontificado tem convidado todos os católicos. Inspirado na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, e na sabedoria do método dos Exercícios Espirituais, reflete as principais dimensões do pontificado de Francisco: a essência de «pertencermos a Deus»; a forma como a misericórdia de Deus desafia a nossa autoconfiança; a viagem para construir o Reino nos passos de Cristo; a atenção ao clamor da terra e do estrangeiro; a procura pela fraternidade e a sinodalidade.
Sobre o autor
Austen Ivereigh é Fellow em História da Igreja Contemporânea no Campion Hall, administrado por jesuítas, na Universidade de Oxford e um escritor e jornalista conhecido por suas biografias do Papa Francisco e um livro best-seller escrito em colaboração com ele. Esteve envolvido em todas as fases do Sínodo sobre a sinodalidade (2021-24) como perito, ajudando na redação e comunicação dos seus documentos.
É autor de duas biografias do Papa: Francisco, O Grande Reformador: Os Caminhos de um Papa Radical (Vogais, 2014) e O Pastor Ferido: O Papa Francisco a Sua Luta para Converter a Igreja Católica (Vogais, 2019). Em 2020, co-escreveu com ele uma série de reflexões sobre a crise da Covid, Sonhemos Juntos: O Caminho para um Futuro Melhor (Planeta 2020). O seu livro mais recente, recentemente publicado em português, é Em primeiro lugar pertencer a Deus: Exercícios Espirituais com o Papa Francisco (Paulinas, 2025), como um prólogo do Papa.
Ivereigh escreve regularmente sobre a visão do pontificado de Francisco para The Tablet, Commonweal, America Magazine entre outros. Vive numa pequena quinta no oeste de Inglaterra, perto de Gales, inspirada pela Laudato Si.

Conheça o site do evento aqui
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.