Apostolado Social dos jesuítas assinala Semana dos Pobres

Ao longo desta semana, Comissão do Apostolado Social divulgará algumas propostas e reflexões para melhor viver este tempo instituído pelo Papa Francisco para combater a "cultura do descarte" e da "indiferença". Site da CAS lançado hoje.

Ao longo desta semana, Comissão do Apostolado Social divulgará algumas propostas e reflexões para melhor viver este tempo instituído pelo Papa Francisco para combater a "cultura do descarte" e da "indiferença". Site da CAS lançado hoje.

Começa hoje a Semana dos Pobres, um tempo especial instituído pelo Papa Francisco para dedicar aos mais excluídos e fragilizados, e, assim, combater a “cultura do descarte” e da “indiferença”. Para assinalar estes dias, que culminarão no domingo, dia 13, com o Dia Mundial dos Pobres, o Ponto SJ, em articulação com a Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas (CAS), apresenta alguns conteúdos e propostas. Hoje mesmo será lançado o novo site da CAS onde se incluirá um livro digital e um documentário com informações sobre as principais organizações da Companhia de Jesus ou ligadas aos jesuítas que trabalham no setor social. Nos próximos dias, serão ainda deixadas nas redes sociais propostas práticas para viver de forma especial este tempo e amanhã, terça-feira, será disponibilizada uma proposta educativa para as escolas promoverem a reflexão sobre esta temática da pobreza e exclusão, dinamizada pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS). No domingo, uma reflexão sobre o Dia dos Pobres encerrará esta semana temática.

No site da CAS será possível encontrar informações sobre as várias organizações que compõem o setor social dos jesuítas e que têm intervenção junto de diversos grupos da população mais vulneráveis, como refugiados e migrantes, reclusos, idosos, crianças e jovens e que trabalham em bairros pobres das zonas urbanas, zonas rurais, em comunidades em Angola e São Tomé, mas também nos colégios e centros universitários da Companhia. Neste retrato do setor social dos jesuítas constam também informações estatísticas sobre o trabalho das várias organizações e o seu impacto social, bem como contactos e dados mais práticos.

O livro “Obras sociais inacianas”, agora disponibilizado em PDF, pretende fazer uma breve apresentação das várias respostas sociais que a Companhia de Jesus promove em Portugal, como resposta aos desafios sociais que hoje se colocam. É também do interesse da CAS que este trabalho sirva para que, atentos aos sinais dos tempos, caminhemos com os mais pobres, promovendo uma intervenção transformadora, qualificada e coerente com os valores cristãos e inacianos. Além de conhecer as Obras, nesta publicação podemos conhecer também o rosto e a história de alguns colaboradores e beneficiários destas casas.

A CAS, como é vulgarmente conhecida, nasceu em 1994, integrando, nessa altura sete padres jesuítas que representavam as respostas sociais de então. Ao longo dos anos, essas respostas foram crescendo, levando a um aumento do número de organizações envolvidas, ao mesmo tempo que foram sendo envolvidos cada vez mais leigos nas equipas diretivas das mesmas.

Atualmente, a CAS é composta por 11 membros que representam 30 obras ligadas à Companhia de Jesus. A sua coordenadora é Mariana de Mariz Rozeira, diretora técnica do Centro São Cirilo, no Porto.

 

Mensagem do Dia Mundial dos Pobres, do Papa Francisco. Ler aqui.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.