A esperança é o tema escolhido para as propostas de Advento do Ponto SJ, cujo tempo se aproxima. Antecipando o Jubileu que a Igreja viverá no próximo ano, e ao qual o Papa Francisco dedicou este tema, escrevendo na bula de proclamação “A esperança não engana”, o Ponto SJ lança uma iniciativa para os quatro domingos do Advento e o habitual dia de retiro online, já no dia 7 de dezembro.
“Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expetativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã”, prossegue o Papa Francisco na bula de proclamação do jubileu ordinário do ano 2025, reconhecendo que apesar de a fé em Jesus Cristo ajudar os crentes a encontrar um sentido para a sua vida, a esperança é um sentimento transversal a todos os homens. Por isso, o período de preparação para o Natal pode ser um tempo de espera e de esperança para crentes e não crentes. É deste pressuposto que parte a iniciativa do Ponto SJ de desafiar quatro personalidades não crentes a escreverem sobre a esperança. Assim, nos quatro domingos do Advento (dia 1, 8, 15 e 22) publicaremos uma reflexão/testemunho de uma jornalista, um artista, um psicólogo e um académico.
Retiro online no dia 7 orientado pelo P. Paulo Duarte, sj
Já na primeira semana do Advento, no sábado, dia 7, decorrerá o retiro de um dia, dirigido à comunidade digital do Ponto SJ. Com o título “Vou fazer algo novo – Um dia para abrir portas à esperança”, este dia, feito em parceria com a Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), destina-se a serenar e escutar o coração, preparando-o para ser gruta do Menino que nos desafia a aproximarmo-nos dele. Será orientado pelo P. Paulo Duarte, sj adjunto do Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, que o apresenta deste modo: “Há tanto a acontecer. Globalmente e na vida de cada pessoa são muitas as informações que afetam, despertando emoções e pensamentos. De vez em quando é bom parar e dar tempo à vida. Tempo bom, para escutar-se e desde aí ir acolhendo o Deus que vem trazer luz e alimentar a esperança. Começaremos com uma reflexão e orientações para a manhã. Depois do almoço, voltaremos a nos encontrar para mais pistas de caminho. No final da tarde, juntamo-nos a tomar um chá e a partilhar por onde a luz andou.”
A participação no retiro exige uma inscrição, que deve ser feita aqui.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.