Abraão e o Corão

A ligação entre Daniel Faria, Zlatan Ibrahimovitch e o Corão? A figura de Abraão! A conclusão a cargo de Léon Chestov.

A ligação entre Daniel Faria, Zlatan Ibrahimovitch e o Corão? A figura de Abraão! A conclusão a cargo de Léon Chestov.

1. Como mel para a boca

Daniel Faria é um dos grandes poetas portugueses do século XX. Dois dos seus poemas revisitam Abraão e o sacrifício de Isaac.

Do Sacrifício de Isaac

Queimará o monte, o filho, a lenha
A morte, as areias, a viagem
O deserto, a túnica, as estrelas

Nunca será bastante o incêndio

 

Escolhi a morte para ficar contigo
– Planta filial e nómada
Feixe de lenha que Isaac carrega na pergunta
Viagem que inaugura a árvore nova, videira
Que se estende sobre todos os ramos

Escolhi-te também para depois

Daniel%20Faria%20(1971%20-%201999)
Daniel Faria (1971 - 1999)

 

2. Um texto bíblico 

O Génesis é o primeiro dos cinco “Livros de Moisés” e oferece ao seu leitor uma reflexão antropológica. A temática que percorre o conjunto da narrativa diz respeito
às relações fundadoras do ser humano. O historiador não pode dizer quase nada sobre a historicidade das personagens e sobre os factos relatados no Génesis. E as demais fontes antigas que conhecemos nada dizem sobre os acontecimentos descritos no livro.

O%20sacrif%C3%ADcio%20de%20Isaac%20de%20G.%20B.%20Pitton%20((1713)%3B%20Igreja%20de%20San%20Francesco%20della%20Vigna%2C%2C%20Veneza%2C%20It%C3%A1lia.%20I
O sacrifício de Isaac de G. B. Pitton ((1713); Igreja de San Francesco della Vigna,, Veneza, Itália. I

Deus pôs Abraão à prova e chamou-o: «Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou.» Deus disse: «Pega no teu filho, no teu único filho, a quem tanto amas, Isaac, e vai à região de Moriá, onde o oferecerás em holocausto, num dos montes que Eu te indicar.»
(…)
Chegados ao sítio que Deus indicara, Abraão construiu um altar, dispôs a lenha, atou Isaac, seu filho, e colocou-o sobre o altar, por cima da lenha. Depois, estendendo a mão, agarrou no cutelo, para degolar o filho. Mas o mensageiro do SENHOR gritou-lhe do céu: «Abraão! Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou.» O mensageiro disse: «Não levantes a tua mão sobre o menino e não lhe faças mal algum, porque sei agora que, na verdade, temes a Deus, visto não me teres recusado o teu único filho.» (Gn 22, 1-2.9-12)

 

3. O esclarecimento 

O Corão, sura 37, 102-109, evoca o sacrifício de Abraão, ou melhor, de Ibrahim (Abrãao em árabe). Contrariamente ao texto bíblico, que evoca muito claramente Isaac, este não especifica qual é o filho de Abraão a que se refere – Isaac ou Ismael. Tabari (historiador e exegeta do Corão do final do século IX) inclinava-se para Isaac, mas as tradições populares acabaram por escolher Ismael, filho primogénito de Abraão e venerado como antepassado dos Árabes.

Abraão é uma figura patriarcal maior da Bíblia que o Corão recuperou nos seus textos. O Corão é assim um emaranhado de referências bíblicas que são interpretadas e conjugadas de acordo com a realidade histórica da sua época.

Qual%20a%20liga%C3%A7%C3%A3o%20entre%20Abra%C3%A3o%20e%20Zlatan%20Ibrahimovitch%3F%20Muito%20simples%3A%20o%20Cor%C3%A3o%20atribui%20uma%20conson%C3%A2ncia%20%C3%A1rabe%20ao%20nome%20de%20Abra%C3%A3o%20que%20se%20torna%20Ibrahim.%20O%20sufixo%20%E2%80%93ovitch%20significa%20%E2%80%9Cfilho%20de%E2%80%9D%20nas%20l%C3%ADnguas%20eslavas.%20Ibrahimovitch%20significa%20por%20isso%20Filho%20de%20Abra%C3%A3o.%20Quando%20vos%20dizemos%20que%20a%20Bibl%C3%ADa%20influenciou%20toda%20a%20nossa%20humanidade...%20n%C3%A3o%20estamos%20a%20mentir!
Qual a ligação entre Abraão e Zlatan Ibrahimovitch? Muito simples: o Corão atribui uma consonância árabe ao nome de Abraão que se torna Ibrahim. O sufixo –ovitch significa “filho de” nas línguas eslavas. Ibrahimovitch significa por isso Filho de Abraão. Quando vos dizemos que a Biblía influenciou toda a nossa humanidade... não estamos a mentir!

O Islão celebra o sacrifício de Abraão com a festa de  l’Aïd al-Adha (“festa do carneiro”) ou Aïd el-Kebir (“grande festa”) que encerra a peregrinação a Meca, o décimo dia do dhû al-hi- jja (último mês lunar do calendário muçulmano).

Em Meca, e por todo o mundo, sacrifica-se um animal como lembrança do gesto de submissão de Abraão, aquando do episódio do “não sacrifício” do filho.

O animal sacrificado é depois consumido pelos membros da família e pelos amigos. Uma parte é reservada para a partilha com os mais desfavorecidos. Esta festa encerra o ciclo anual das festas do Islão.

Grande%20Mesquita%20de%20Meca
Grande Mesquita de Meca

 

4. Uma última palavra 

Toda a humanidade se colocou esta questão: porque é que Deus pede Abraão para sacrificar o seu filho? Gostaríamos de imaginar que estas linhas de Léon Chestov poderiam ter dado pistas para a sua explicação:

“Ele não vislumbrava nem o sol, nem o céu, ele não via nada na vida, ainda que tudo estivesse diante dos seus olhos. E, quando a morte chegou, ele percebeu subitamente que não tinha visto nada (…). Tudo o que tinha conseguido ver de verdade, tinha-o visto durante a sua infância, a sua juventude, tendo-o depois esquecido, passando a empregar todas as forças em ser, não ele mesmo, mas simplesmente “igual a toda a gente”.

Da mesma forma, a revelação da morte não é uma negação da vida: é, pelo contrário, uma afirmação – mas uma afirmação totalmente diferente da habitual agitação na qual os seres humanos se deixam prender.”

Sur la balance de Job. Pérégrinations à travers les âges, 1923.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!

Eu contribuo


PRIXM Logo

Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.


Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.

PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.