1. Como mel para a boca
Na música Mad about you, Sting coloca-se no lugar de Rei David, uma das figuras principais do Antigo Testamento. David está obcecado com Betsabé, a mulher de um soldado, e parece disposto a sacrificar as suas responsabilidade por causa deste amor:
«Mesmo que todos os meus reinos possam transformar-se em areia e afundar-se no mar, eu estou louco por ti» ♪ ♫
2. Um texto bíblico
Voltamos ao texto da semana passada, sim, não foi um engano! Daria para passar várias semanas à volta deste texto, mas prometemo-vos que é a última vez, pelo menos por agora…
No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David:
– Estou grávida.
Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. E depois disse-lhe:
– Desce à tua casa e lava os teus pés.
Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. Mas, Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. E contaram-no a David, dizendo-lhe:
– Urias não foi a sua casa.
David perguntou a Urias:
– Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?
Urias respondeu:
– A Arca de Deus habita numa tenda, assim como Israel e Judá. Joab, meu chefe, e seus servos dormem ao relento, e eu teria coragem de entrar na minha casa para comer e beber e dormir com a minha mulher? Pela tua vida, pela tua própria vida, não farei tal coisa!
(…)
No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias. Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.» Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo. Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.
(…)
Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias chorou-o. Terminados os dias de luto, David mandou-a buscar e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas, o procedimento de David desagradou ao Senhor.
Segundo Livro de Samuel 11,1-11.14-17.26-27.
3. O esclarecimento
O adultério cometido por David e Betsabé (para todos os pormenores picantes, ver aqui) coloca a questão da responsabilidade: quem é o culpado ou a culpada?
- Nesta longa narrativa, o nome de Betsabé é mencionado apenas uma vez. Tratada como uma personagem passiva, Betsabé vê-se assim inocentada pelo autor.
- Pelo contrário, David é mencionado a cada passo, implicado em cada acção. É ele que tem o poder: é ele quem inicia esta dinâmica de pecado.
Ao concentrar todo o peso da culpa sobre o rei, este texto apresenta-se também como um retrato do poder. Até o grande rei David cede às tentações que a sua posição lhe traz! Pior ainda, a sua superioridade fá-lo crer que conseguirá disfarçar o seu crime, o que redobra o seu erro.
Este episódio está na origem do chamado síndrome de Betsabé, definido pelos psicólogos do nosso tempo, para explicar a atitude de alguns governantes, após o caso de Bill Clinton (os mais novos que procurem no Google): «damos o nome de síndrome de Betsabé a esta falha ética que não se explica pela ignorância (real ou voluntária) do erro cometido, mas por um contexto organizacional que dá ao líder que não está preparado para o sucesso a impressão de estar acima de qualquer moral, uma vez que ele tem melhor acesso à informação do que os outros e, sobretudo, porque crê poder controlar os efeitos das suas acções».
Sucintamente, a Bíblia recorda várias coisas com este texto:
- Como é evidente, a Escritura não proíbe aos crentes o exercício do poder, mas avisa-os: governar será difícil.
- O poder é um lugar cheio de tentações e não será fácil resistir-lhes. Se até o rei David, escolhido por Deus, caiu, quem poderá dizer que está imune?
- A Escritura não se dirige apenas aos governantes: ela recorda também aos que são governados os perigos inerentes àquela posição.
4. E ainda uma palavra final…
Na Ética a Nicómaco, Aristóteles escreveu algumas belas linhas a respeito da aparente iluminação que o poder confere àqueles que o exercem:
«De facto, há muitos que têm o poder de fazer uso da excelência em assuntos que lhes pertencem e dizem respeito, mas são impotentes para o fazer na sua relação com outrem. E é por esse motivo que parece estar correcto o dito […] “o cargo público revela aquilo de que um homem é capaz”, porque no desempenho da sua função já se está em relação com outrem e em comunidade.»
(Aristóteles, Ética a Nicómaco, 1130a; tradução de António Caeiro, 2009)
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
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