A tentação do poder

Sting, ao lado de Aristóteles e de Richard Gere, para falar do rei David e da sua relação com o poder.

Sting, ao lado de Aristóteles e de Richard Gere, para falar do rei David e da sua relação com o poder.

1. Como mel para a boca

Na música Mad about you, Sting coloca-se no lugar de Rei David, uma das figuras principais do Antigo Testamento. David está obcecado com Betsabé, a mulher de um soldado, e parece disposto a sacrificar as suas responsabilidade por causa deste amor:

«Mesmo que todos os meus reinos possam transformar-se em areia e afundar-se no mar, eu estou louco por ti»  ♪ ♫


2. Um texto bíblico

Voltamos ao texto da semana passada, sim, não foi um engano! Daria para passar várias semanas à volta deste texto, mas prometemo-vos que é a última vez, pelo menos por agora…

No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David:

– Estou grávida.

Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. E depois disse-lhe:

– Desce à tua casa e lava os teus pés.

Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. Mas, Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. E contaram-no a David, dizendo-lhe:

– Urias não foi a sua casa.

David perguntou a Urias:

– Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?

Urias respondeu:

– A Arca de Deus habita numa tenda, assim como Israel e Judá. Joab, meu chefe, e seus servos dormem ao relento, e eu teria coragem de entrar na minha casa para comer e beber e dormir com a minha mulher? Pela tua vida, pela tua própria vida, não farei tal coisa!

(…)

No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias. Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.» Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo. Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.

(…)

Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias chorou-o. Terminados os dias de luto, David mandou-a buscar e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas, o procedimento de David desagradou ao Senhor.

Segundo Livro de Samuel 11,1-11.14-17.26-27.


3. O esclarecimento

O adultério cometido por David e Betsabé (para todos os pormenores picantes, ver aqui) coloca a questão da responsabilidade: quem é o culpado ou a culpada?

  • Nesta longa narrativa, o nome de Betsabé é mencionado apenas uma vez. Tratada como uma personagem passiva, Betsabé vê-se assim inocentada pelo autor.
  • Pelo contrário, David é mencionado a cada passo, implicado em cada acção. É ele que tem o poder: é ele quem inicia esta dinâmica de pecado.
Jules%20Cantini%20(1826-1916)%2C%20Est%C3%A1tua%20de%20David%20(1903)%2C%20c%C3%B3pia%20de%20David%2C%20de%20Miguel%20%C3%82ngelo%20(1504)%2C%20Marselha
Jules Cantini (1826-1916), Estátua de David (1903), cópia de David, de Miguel Ângelo (1504), Marselha

Ao concentrar todo o peso da culpa sobre o rei, este texto apresenta-se também como um retrato do poder. Até o grande rei David cede às tentações que a sua posição lhe traz! Pior ainda, a sua superioridade fá-lo crer que conseguirá disfarçar o seu crime, o que redobra o seu erro.

Este episódio está na origem do chamado síndrome de Betsabé, definido pelos psicólogos do nosso tempo, para explicar a atitude de alguns governantes, após o caso de Bill Clinton (os mais novos que procurem no Google): «damos o nome de síndrome de Betsabé a esta falha ética que não se explica pela ignorância (real ou voluntária) do erro cometido, mas por um contexto organizacional que dá ao líder que não está preparado para o sucesso a impressão de estar acima de qualquer moral, uma vez que ele tem melhor acesso à informação do que os outros e, sobretudo, porque crê poder controlar os efeitos das suas acções».

 

Em%201985%2C%20Richard%20Gere%20encarnava%20o%20rei%20David%20num%20filme...%20que%20n%C3%A3o%20entusiasmou%20os%20espetadores!%20
Em 1985, Richard Gere encarnava o rei David num filme... que não entusiasmou os espetadores!

Sucintamente, a Bíblia recorda várias coisas com este texto:

  • Como é evidente, a Escritura não proíbe aos crentes o exercício do poder, mas avisa-os: governar será difícil.
  • O poder é um lugar cheio de tentações e não será fácil resistir-lhes. Se até o rei David, escolhido por Deus, caiu, quem poderá dizer que está imune?
  • A Escritura não se dirige apenas aos governantes: ela recorda também aos que são governados os perigos inerentes àquela posição.

4. E ainda uma palavra final…

Na Ética a Nicómaco, Aristóteles escreveu algumas belas linhas a respeito da aparente iluminação que o poder confere àqueles que o exercem:

«De facto, há muitos que têm o poder de fazer uso da excelência em assuntos que lhes pertencem e dizem respeito, mas são impotentes para o fazer na sua relação com outrem. E é por esse motivo que parece estar correcto o dito […] “o cargo público revela aquilo de que um homem é capaz”, porque no desempenho da sua função já se está em relação com outrem e em comunidade.»

(Aristóteles, Ética a Nicómaco, 1130a; tradução de António Caeiro, 2009)

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!

Eu contribuo


PRIXM Logo

Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.


Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.

PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.