A grandeza de um homem manifesta-se no seu arrependimento

A música de Allegri, o génio de Matisse e um salmo para, em conjunto, revelar toda a intensidade do arrependimento de David.

A música de Allegri, o génio de Matisse e um salmo para, em conjunto, revelar toda a intensidade do arrependimento de David.

1. Como mel para a boca

Durante e leitura, oiça o mais que célebre Miserere composto por Gregorio Allegri nos anos 1630 para uso exclusivo na liturgia dos Papas. Após mais de um século, em 1770, Mozart, com 14 anos, ouviu esta maravilha na capela Sistina — o único sítio onde podia ser cantada — e no regresso a casa, graças à sua extraordinária memória auditiva, foi capaz de reescrever integralmente a partitura…  ♪ ♫

 


2. Um texto bíblico

Após cometer adultério com Betsabé, David recebe o profeta Natan, enviado por Deus.

O Senhor enviou então Natan a David. Logo que entrou no palácio, Natan disse-lhe:

– Dois homens viviam na mesma cidade, um rico e outro pobre. O rico tinha ovelhas e bois em grande quantidade; o pobre, porém, tinha apenas uma ovelha pequenina, que comprara. Criara-a, e ela crescera junto dele e dos seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do seu copo e dormindo no seu seio; era para ele como uma filha. Certo dia, chegou um hóspede a casa do homem rico, o qual não quis tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois para preparar o banquete e dar de comer ao hóspede que chegara; mas foi apoderar-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o seu hóspede.

David, indignado contra tal homem, disse a Natan:

– Pelo Deus vivo! O homem que fez isso merece a morte. Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito essa maldade e não ter tido compaixão.

Natan disse a David:

– Esse homem és tu! (…)

Segundo Livro de Samuel 12,1-7


3. O esclarecimento

Depois de ter feito o irreparável (para todos os detalhes, ver aqui), David toma consciência do homem que ele é, miserável, ao ouvir as palavras que Natan lhe diz em Nome d’Aquele que é.

 

Francesco%20Pesellino%20(1422-1457)%2C%20Penit%C3%AAncia%20de%20David%20ou%20David%20perante%20Natan%2C%20Museu%20de%20Tess%C3%A9%2C%20Le%20Mans.
Francesco Pesellino (1422-1457), Penitência de David ou David perante Natan, Museu de Tessé, Le Mans.

Para medir a intensidade do seu arrependimento, é necessário folhear a Bíblia e ir ao livro dos Salmos, uma recolha de poemas líricos dirigidos a Deus, em oração. Aí se encontra um cântico atribuído a David, o famoso “Miserere” (o título é a tradução em latim da sua primeira palavra: “Tem piedade”).

Este será, precisamente, o nosso “Esclarecimento” desta semana: porque no fundo, é a própria Bíblia que melhor revela a reação de David perante Natan. Descubra este grito de arrependimento pungente, que inspirou os maiores músicos:

 

Salmo 51

Ao director do coro. Salmo de David. Quando o profeta Natan foi ao seu encontro,
depois do adultério com Betsabé.

Tem piedade de mim, ó Deus, pela tua bondade;
pela tua grande misericórdia, apaga o meu pecado.
Lava-me de toda a iniquidade; purifica-me dos meus delitos.
Reconheço as minhas culpas e tenho sempre diante de mim os meus pecados.
Contra ti pequei, só contra ti, fiz o mal diante dos teus olhos;
por isso é justa a tua sentença e recto o teu julgamento.
Eis que nasci na culpa e a minha mãe concebeu-me em pecado.
Tu aprecias a verdade no íntimo do ser e ensinas-me a sabedoria no íntimo da alma.

Purifica-me com o hissope e ficarei puro, lava-me e ficarei mais branco do que a neve.
Faz-me ouvir palavras de gozo e alegria e exultem estes ossos que trituraste.
Desvia o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas culpas.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito.
Não me afastes da tua presença, nem me prives do teu santo espírito!
Dá-me de novo a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito generoso.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores hão-de voltar para ti.
Ó Deus, meu salvador, livra-me do crime de sangue, e a minha língua anunciará a tua justiça.

Abre, Senhor, os meus lábios, para que a minha boca possa anunciar o teu louvor.
Não te comprazes nos sacrifícios nem te agrada qualquer holocausto que eu te ofereça.
O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito; ó Deus, não desprezes um coração contrito e arrependido.

Pela tua bondade, trata bem a Sião; reconstrói os muros de Jerusalém.
Então aceitarás com agrado os sacrifícios devidos, os holocaustos e as ofertas;
então serão oferecidos novilhos no teu altar.

 

Henri%20Matisse%20(1869-1954)%2C%20A%20Tristeza%20do%20Rei%20(1952).%20Centre%20Pompidou%20-%20Mus%C3%A9e%20national%20d'art%20moderne.
Henri Matisse (1869-1954), A Tristeza do Rei (1952). Centre Pompidou - Musée national d'art moderne.

Uma das particularidades da Bíblia é que não cessa de fazer eco de si mesma. Para aprofundar o sentido de determinada passagem, é necessário folhear e encontrar, antes ou depois, outras passagens que façam ressonância ao texto:

  • o adultério de David e Betsabé é apresentado sob a forma de uma história bem contada;
  • Natan repreende David pelo seu procedimento recorrendo a uma parábola, uma outra narrativa inserida na primeira história;
  • o arrependimento de David faz-se ouvir num outro livro, sob a forma de um poema com um tom doloroso, o salmo 51, que se tornou a grande oração de todos os penitentes;

Multiplicando os géneros literários, entrelaçando as histórias ao longo dos seus livros, a Bíblia desvela aos poucos o seu sentido e oferece, a quem está atento, os segredos da sua Sabedoria.


4. E ainda uma palavra final…

A reviravolta interior de David, revelada neste salmo, desvela o seu grande valor. Valor que depende menos dos numerosos feitos virtuosos de David ao longo da sua vida, do que do momento em que ele reconhece a sua pequenez. E isto, Santo Ambrósio de Milão disse-o há já muito tempo, no século IV:

«David pecou, coisa que os reis têm o costume de fazer. Mas David fez penitência, chorou, gemeu, coisa que os reis não têm o costume de fazer. Ele confessou a sua culpa, implorou misericórdia; prostrado por terra, ele deplorou a sua miséria, implorou perdão, jejuou, orou e transmitiu a todos os séculos o testemunho da sua confissão e da sua dor. […] Ele pecou: é a marca da sua condição. Ele prostrou-se: é a marca da sua emenda. O seu erro é o de uma pessoa comum, mas a sua confissão é um mérito que o distingue. Deste modo, ter caído no pecado é próprio da natureza, mas ter expiado a sua culpa é próprio da virtude».

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!

Eu contribuo


PRIXM Logo

Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.


Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.

PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.