1. Como mel para a boca
Um debate emocionante sobre a cor da pele de Adão entre dois jovens judeus no filme Vai e vive (Vas, vis et deviens) de Radu Mihaileanu…
2. Um texto bíblico
Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus, e ainda não havia arbusto algum pelos campos, nem sequer uma planta germinara ainda, porque o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para a cultivar.
Da terra brotava uma nascente que regava toda a superfície, então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo. Depois, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, ao oriente, e nele colocou o homem que tinha formado.
Génesis 2,4-8
3. O esclarecimento
Levando a Bíblia à letra, poderíamos dizer que o primeiro homem não era efectivamente nem negro, nem branco, nem amarelo, mas vermelho!
É necessário mergulhar no universo da língua hebraica para compreender…
O primeiro homem foi feito do pó da terra:
- Terra diz-se «ADaMa» em hebraico; sendo que, em hebraico, se escrevem apenas as consoantes (ADM).
- São as mesmas consoantes da palavra «ADaM»/Adão (ADM), nome do primeiro homem.
- E as mesmas consoantes da palavra «ADoM»/vermelho (ADM).
Terra, Adão e vermelho escrevem-se, portanto, com as mesmas consoantes em hebraico: ADM. Mudam somente os pequenos sinais ortográficos que indicam as vogais.
Adão foi modelado a partir da terra, de onde vem o seu nome: ADaM! É então necessário concluir que Adão, modelado a partir da terra, era vermelho como a terra batida de Roland Garros?
O texto do livro do Génesis mete em destaque o vínculo profundo que une o homem à terra, que fica inscrito no próprio nome de Adão. O homem não pode viver e regenerar-se sem o que constitui essa terra. Como dizia Saint-Exupéry no livro Terra dos homens:
«Não tenho culpa que o corpo humano não possa resistir três dias sem beber. Não me sabia a este ponto prisioneiro das fontes. Não suspeitava de uma tão curta autonomia. Acreditamos que o homem pode seguir adiante sem dificuldades. Acreditamos que o homem é livre… Não vemos a corda que o ata aos poços, que o ata, como um cordão umbilical, ao ventre da terra.»
O homem e a terra são duas realidades indissociáveis. É o ensinamento deste texto bíblico sobre a criação do homem.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!
Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.
Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.
PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.