Há trinta anos, um grupo de professores, antigos alunos e jesuítas dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal reuniram-se para sonhar um novo movimento de Campos de Férias: os Campinácios. Hoje, os Campinácios mais do que um sonho são um movimento com futuro que, durante este ano especial, quer agradecer todo o caminho percorrido, tantos animadores e participantes, para que, recordando as suas raízes, possa continuar a dar vida aos alunos e alunas dos nossos colégios.
A primeira grande etapa das celebrações dos 30 anos aconteceu este fim de semana, entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro: mais de 60 animadores, vindos de todas as partes, juntaram-se para fazer o caminho de Santiago. O ENA (Encontro Nacional de Animadores) que todos os anos acontece numa casa ou num colégio, 30 anos depois, foi feito a andar, porque nunca é tarde para aprender a ser peregrino.
O caminho foi longo e chuvoso, mas a companhia, a oração, os aplausos, as missas, as refeições simples e as dormidas no chão deram-nos uma nova alegria. Todos os dias, inspirados pelos quatro pilares dos Campinácios, foi-nos proposto um tema do ano dos campos passados ,um evangelho para rezar, um aplauso e uma música do velhinho Cantinácio para recordar. E assim, compassando os pés e o coração, através da simplicidade, da criatividade e do serviço, fomos descobrindo o animador que Deus quer ressuscitar em nós para servir melhor o movimento, os nossos colégios e aqueles com quem partilhamos a vida.
Chegámos a Santiago, mas o caminho continua, porque todos somos chamados a ser santos.