“O mundo não se salva sozinho” afirma Gustavo Carona, o médico português, que, desde 2009, se dedica a missões humanitárias e já representou os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo em países de carência humanitária extrema como o Congo, Paquistão, Afeganistão, Síria, República Centro Africana, Iraque e Iémen.
A entrevista a este médico do Porto pode ser lida no “Destaque” da revista Mensageiro de abril, mês em que a intenção do Papa se dirige aos “médicos e pessoal humanitário presentes em zonas de guerra, que arriscam a própria vida para salvar a dos outros”. Gustavo Carona parte à procura do melhor de si, convicto de que o mundo não se salva sozinho e que a medicina tem um papel determinante na luta por um mundo melhor.
O “Dossier” dedicado às tradições pascais em Idanha, um território do interior onde se mantêm rituais muito antigos, com pormenores curiosos, envolvidos pela delicadeza dos simples e pelas formas de amor popular a Cristo. Os textos e imagens são de António Silveira Catana e do P. Adelino Américo Lourenço.
Em “Rezar a Vida”, Paulo Duarte, sj fala da “Oração entre a luz e a sombra”, lembrando que “a oração é momento de Páscoa onde se dá tempo e espaço para que Deus transforme o que Lhe apresentamos em vida”.
Nesta edição, encontra ainda as intenções mensais de oração do Papa para 2020 e uma reflexão de Rui Fernandes, sj sobre “Woodkid, uma voz pop a interrogar a vida adulta”.
Em “Católicos portugueses do século XX”, o professor Alexandre Freire Duarte apresenta Dom Sebastião Soares de Resende. Ao folhear a revista, encontra ainda outras rubricas, reflexões e opiniões de que vai gostar!