Diário gráfico de Rabo de Peixe

Já arrancou a colónia de férias de Rabo de Peixe, nos Açores. Conta com 96 crianças, 30 animadores (nove dos quais locais). Este ano a experiência será também retratada através dos desenhos do P. Nuno Branco, sj que fará um Diário Gráfico

Começou na sexta-feira mais uma colónia de férias Rabo de Peixe Sabe Sonhar. O projeto que é desenvolvido por jovens dos centros universitários da Companhia de Jesus apoia as crianças de uma das zonas mais pobres dos Açores, na ilha de São Miguel: a vila de Rabo de Peixe. Vai já na sua 14ª edição, e conta este ano com o apoio de nove jovens da vila, antigas crianças e participantes da colónia e que, agora, têm como função animar a colónia ou auxiliar na logística da mesma, em conjunto com os animadores do continente.

Animadores%20est%C3%A3o%20ligados%20aos%20centros%20universit%C3%A1rios%20da%20Companhia.
Animadores estão ligados aos centros universitários da Companhia.

A colónia decorrerá entre os dias 4 e 11 de agosto, em Água de Pau (na costa sul da ilha de São Miguel) e contará com 96 crianças e 30 animadores. Terá como tema “Conhecer-te”. Para assinalar o 15º aniversário deste projecto o P. Nuno Branco (jesuíta e assistente do Projecto) irá partilhar esta experiência através dos seus desenhos, num Diário Gráfico com os momentos mais significativos de cada dia.

O “diário gráfico”, expressão utilizada entre artistas de diferentes áreas, refere-se sobretudo a cadernos de bolso nos quais se regista através de diferentes exercícios de observação, o quotidiano, dando-lhe assim a forma de diário. Num registo descomprometido, pessoal e livre, faz-se memória através do traço ou da mancha aquilo que vai tecendo e pautando os dias.

Pode acompanhar este Diário no site do Projeto, e no final da semana no Ponto SJ.