CVX investe na sensibilização ecológica com lançamento de eco-fichas

Cada ficha é um convite à reflexão e à ação, oferecendo ideias concretas e práticas acessíveis, para que, adotando um estilo de vida mais sustentável, vivamos em harmonia com a Criação.

Na sua missão de promover a reconciliação e a justiça, a Companhia de Jesus identificou o Cuidado da nossa Casa Comum como uma das suas Preferências Apostólicas Universais (PAU) para 2019-2029. Inspirados pela encíclica do Papa Francisco – Laudato Si’  – somos chamados a uma conversão ecológica integral para, com responsabilidade, habitar a nossa Casa Comum e cuidar dela.

A ecologia foi identificada como fronteira apostólica da CVX em 2013 (AM Líbano), sendo missão desenvolver a sensibilidade para o respeito pela Criação através nas nossas atitudes e desenvolver redes de trabalho para troca de experiências e boas práticas. Da Assembleia Mundial de Amiens de 2023 também resultou como muito forte este apelo à CVX para trabalhar a fronteira da ecologia e da sustentabilidade.

Por isso, a CVX-P criou uma rede de trabalho para a ecologia em 2024 e discerniu abraçar a colaboração com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, traduzindo e adaptando uns documentos elaborados pela Província da europa ocidental francófona, a que chamaram eco-fichas e que nos sensibilizam e educam para uma conversão ecológica integral.

Como resultado deste trabalho, ao longo dos próximos meses serão publicadas cerca de 26 eco-fichas, à razão de uma por mês, sobre temas variados como a alimentação e consumo, energia e transportes, recursos ecológicos e espiritualidade. Cada ficha é um convite à reflexão e à ação, oferecendo ideias concretas e práticas acessíveis, para que, adotando um estilo de vida mais sustentável, vivamos em harmonia com a Criação.

A primeira eco-ficha interpela-nos numa altura em que a cultura do consumo e do descartável é especialmente tentadora e convida-nos a arriscar mudar hábitos de consumo! Esta vai ser publicada no próximo dia 27 de Janeiro no Ponto SJ.