Comunidades inacianas juntam-se para rezar a consagração

As comunidades inacianas juntam-se amanhã, sexta-feira, dia 25, às 16h para rezar pela paz, em união com toda a Igreja, e com o Papa Francisco.

As comunidades inacianas, um pouco por toda a Província, vão juntar-se amanhã, sexta-feira, dia 25, às 16h para rezar pela paz, em união com toda a Igreja, e com o Papa Francisco, que fará a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. A celebração religiosa decorrerá no Vaticano, durante a Celebração da Penitência, em ligação com a Capelinha das Aparições, em Fátima, onde estará o cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, que vai presidir à recitação do Rosário.

Esta celebração será vivida e acompanhada em direto em várias comunidades inacianas que se juntarão presencialmente para rezar pela paz. No Colégio São João de Brito, todas as turmas serão convidadas a interromperem as aulas e seguirem a transmissão da consagração, nas salas de aulas, juntamente com os seus professores. Na capela do CUPAV juntar-se-ão os jesuítas e os colaboradores do Centro Inaciano do Lumiar (CIL) para cumprirem o mesmo propósito. Na enfermaria do colégio, onde se encontram os jesuítas mais doentes e idosos – cuja missão é rezar pela Igreja e pelo mundo – todos se reunirão na capela da comunidade onde através de uma projeção se juntarão à oração com o Santo Padre.

Mais a norte, a comunidade inaciana do Porto juntar-se-á à mesma hora na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, para rezar em ligação com o Papa Francisco. Nesse mesmo dia e até no sábado, estará a decorrer uma recolha de bens (alimentos, produtos de higiene, entre outros) integrada na Sprint Weekend que, em tempo de quaresma, pretende dinamizar a oração e a partilha com as famílias ucranianas que têm chegado a Portugal.

Também a comunidade da Paróquia da Covilhã se vai juntar ao Papa nesta oração especial. Será às 16h, antecedida pela via sacra.

No Colégio das Caldinhas, esta paragem será para os alunos do primeiro ciclo.

De acordo com o texto que foi divulgado pela Santa Sé, na oração de amanhã o Papa vai rezar para que a humanidade seja preservada da “ameaça nuclear”, invocando a paz, particularmente na Ucrânia e na Rússia.

Fará amanhã 38 anos que o Papa São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, diante da imagem da primeira escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se venera na Capelinha e que se deslocou ao Vaticano nessa ocasião cumprindo a sua sétima saída da Cova da Iria.

O ato de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria será transmitida nas redes sociais do santuário de Fátima.