Companhia de Jesus assume paróquia da Encarnação

A pedido de D. Manuel Clemente, os jesuítas assumem a partir de setembro a Paróquia da Encarnação, no Chiado. Serão nomeados três párocos in solidum, assumindo o P. Vasco Pinto Magalhães a função de moderador. 

Em carta dirigida, esta manhã, ao jesuítas portugueses, o P. José Frazão Correia anunciou que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus respondeu afirmativamente ao pedido feito pelo Patriarca de Lisboa para assumir a responsabilidade pastoral pela Paróquia da Encarnação. Até agora, esta paróquia, situada bem no centro da cidade, estava confiada ao P. João Seabra, a quem se reconhece enorme esforço e dedicação no cumprimento da sua missão.  O acordo estabelecido prevê que esta responsabilidade se prolongue por cinco anos. No final desse tempo, será feita uma avaliação e reequacionada a questão.

D%3A%20Manuel%20Clemente%20confiou%20a%20Par%C3%B3quia%20da%20Encarna%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Companhia%20de%20Jesus%20a%20partir%20de%20setembro.%20
D: Manuel Clemente confiou a Paróquia da Encarnação à Companhia de Jesus a partir de setembro.

Na carta enviada aos jesuítas, o P. Provincial sublinha que o território da paróquia abrange a zona em que está situada a Igreja de S. Roque, cuja capelania também está confiada à Companhia de Jesus, e o novo edifício que irá hospedar o futuro centro Brotéria e a comunidade religiosa. Por isso, será possível organizar o serviço espiritual e litúrgico da paróquia em estreita ligação com a missão e o programa que se espera desenvolver com o centro Brotéria. Com este novo centro cultural, os jesuítas pretendem vir a criar um espaço onde a fé cristã se encontre com as culturas urbanas contemporâneas.

A nova responsabilidade pastoral, sem deixar de ter em conta a sua especificidade de paróquia, será encarada e desenvolvida no quadro da missão do futuro Centro Cultural.

P. José Frazão Correia, sj - Provincial

Assumindo as exigências  inerentes a esta nova missão, o P. José Frazão Correia salienta que “a nova responsabilidade pastoral, sem deixar de ter em conta a sua especificidade de paróquia, será encarada e desenvolvida no quadro da missão do futuro centro cultural”. Nesse sentido, propôs a D. Manuel Clemente para nomeação como párocos in solidum os jesuítas Vasco Pinto de Magalhães, sj João Norton, sj e Francisco Mota, sj, todos membros do grupo que está a trabalhar no lançamento do centro Brotéria. Ao P. Vasco Pinto Magalhães caberá o papel de moderador. O trabalho regular da Companhia de Jesus na paróquia terá início em setembro.

O%20P.%20Vasco%20Pinto%20de%20Magalh%C3%A3es%20ser%C3%A1%20o%20moderador%20da%20par%C3%B3quia
O P. Vasco Pinto de Magalhães será o moderador da paróquia

Esta decisão foi tornada pública esta manhã pelo Patriarcado de Lisboa, que divulgou ainda outras mudanças pastorais na diocese.