Em carta dirigida, esta manhã, ao jesuítas portugueses, o P. José Frazão Correia anunciou que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus respondeu afirmativamente ao pedido feito pelo Patriarca de Lisboa para assumir a responsabilidade pastoral pela Paróquia da Encarnação. Até agora, esta paróquia, situada bem no centro da cidade, estava confiada ao P. João Seabra, a quem se reconhece enorme esforço e dedicação no cumprimento da sua missão. O acordo estabelecido prevê que esta responsabilidade se prolongue por cinco anos. No final desse tempo, será feita uma avaliação e reequacionada a questão.
Na carta enviada aos jesuítas, o P. Provincial sublinha que o território da paróquia abrange a zona em que está situada a Igreja de S. Roque, cuja capelania também está confiada à Companhia de Jesus, e o novo edifício que irá hospedar o futuro centro Brotéria e a comunidade religiosa. Por isso, será possível organizar o serviço espiritual e litúrgico da paróquia em estreita ligação com a missão e o programa que se espera desenvolver com o centro Brotéria. Com este novo centro cultural, os jesuítas pretendem vir a criar um espaço onde a fé cristã se encontre com as culturas urbanas contemporâneas.
A nova responsabilidade pastoral, sem deixar de ter em conta a sua especificidade de paróquia, será encarada e desenvolvida no quadro da missão do futuro Centro Cultural.
Assumindo as exigências inerentes a esta nova missão, o P. José Frazão Correia salienta que “a nova responsabilidade pastoral, sem deixar de ter em conta a sua especificidade de paróquia, será encarada e desenvolvida no quadro da missão do futuro centro cultural”. Nesse sentido, propôs a D. Manuel Clemente para nomeação como párocos in solidum os jesuítas Vasco Pinto de Magalhães, sj João Norton, sj e Francisco Mota, sj, todos membros do grupo que está a trabalhar no lançamento do centro Brotéria. Ao P. Vasco Pinto Magalhães caberá o papel de moderador. O trabalho regular da Companhia de Jesus na paróquia terá início em setembro.
Esta decisão foi tornada pública esta manhã pelo Patriarcado de Lisboa, que divulgou ainda outras mudanças pastorais na diocese.