Campanha “Natal na Ucrânia” envia bens essenciais para o terreno

Iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, em articulação com os jesuítas da Polónia, permitirá distribuir bens de primeira necessidade aos ucranianos que enfrentam a guerra quase há um ano.

A Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, em Lisboa, organizou uma campanha de angariação de bens para apoiar a Ucrânia. A iniciativa denominada “Natal na Ucrânia”, feita em articulação com os jesuítas da Polónia, decorreu durante o mês de dezembro e os resultados foram agora divulgados à comunidade. Em baixo, publicamos uma comunicação da Paróquia e dos organizadores da campanha:

“Caros amigos,

Chegamos ao fim da campanha “Natal na Ucrânia”. É com muita alegria que vos comunicamos que o balanço foi muito positivo, excedendo mesmo as nossas expectativas.

Os bens recolhidos foram todos separados e empacotados. Enviamos 10 euro-paletes, com cerca de 2,20 mts de altura.

Estes bens essenciais serão agora distribuídos na Ucrânia através do JRS Polónia, em articulação com organizações locais. Reunimos:

Roupa e calçado de homem mulher e criança
Cobertores, mantas e sacos de cama
Artigos de higiene para crianças e adultos
Alimentos (enlatados, bolachas, cereais, arroz, massa, farinha, açúcar, chá, café, sopas rápidas, chocolates e comida para bebés)
Velas, pilhas, lanternas e powerbanks

Paralelamente foram também entregues donativos monetários para compra de geradores e também aqui a vossa generosidade foi impressionante.

Reunimos cerca de 23 500,00€ que foram já entregues aos Jesuítas na Polónia e que permitiram a compra de mais de uma dezena de geradores de capacidade superior à inicialmente prevista, dada a verba recebida, e que se destinaram a espaços comunitários de aquecimento, doentes com necessidade de suporte de oxigénio e hospitais.

Ao Natal na Ucrânia, este ano tão difícil, chegou o calor da presença de cada um, em cada gesto de partilha como os que aqui aconteceram.

Agradecemos a todos. A cada um que contribuiu de tantas maneiras para esta causa e também a algumas empresas e associações que nos apoiaram incondicionalmente.

Infelizmente a guerra e o sofrimento continuam e lançar-nos-ão novos desafios, permaneçamos de coração aberto para ajudar quem precisa.

Alimentemos a esperança na Paz.”

 

P. Vasco Pinto de Magalhães sj
Margarida Ribeiro Rosa
João Pinto de Magalhães
José Paulo Assunção
Francisco Sousa Coutinho