Últimas

Sartre e o Presépio

Caravaggio, o cântico que lhe propomos… e um maravilhoso texto de Jean-Paul Sartre: reina a beleza no último PRIXM do ano, na festa litúrgica da Sagrada Família. Uma excelente forma de o PRIXM se despedir do Ponto SJ por algumas semanas.

A Natividade

Começamos em beleza com gospel americano, seguimos para a pintura alemã de Fritz von Uhde terminamos com a grande literatura francesa. O PRIXM deseja-nos um Feliz Natal!!

Um poeta sírio a caminho do Natal

Um cântico esplêndido, o maior pintor espanhol e um poema sírio simplesmente belo: uns breves minutos de leitura que o ajudarão a preparar o coração para o Natal que se aproxima.

Jesus, herdeiro de um rei?

Dois Davids: Guetta e Beckham… e ainda Jakub Jozef Orlinski, um jogo de cartas e Jean-Paul Sartre para nos introduzir no mundo de King David…e do seu mais destacado descendente!

Jesus, Salvador: Bíblia vs Corão

A boys band irlandesa Home Town, Antoine Griezmann, Kanye West, Nikolaj Velimirović,
algumas suras do Corão e Georges de la Tour, para um “tête à tête” com o Islão, que nos permitirá começar o Advento a aprofundar a identidade de Jesus.

Quem são estes 3?

Georges Best, Paul Florensky, um pequeno mistério, com uma pequena lição sobre ícones, … e um desenlace muito bom!

Santo Nome de Deus

Cohen, Gregório de Nazianzo, Alexandre Men e quatro letras misteriosas. Prepare-se para entrar no mistério.

Deus: uma boa mãe?

Será Deus uma boa mãe? Uma boa pergunta e um painel de luxo para procurar a resposta: Terrence Malick, os Padres da Igreja, Miguel Ângelo, Rublev… e ainda Olivier Clément, para aprofundar a reflexão.

Deus: masculino ou feminino?

Começamos com música e humor e, para quem ouvir até ao fim, talvez uns passos de dança. Contemplamos a criação do homem e da mulher, crescemos em sabedoria com uma pequena lição de hebreu e, no final, saboreamos um poema de Baudelaire.

Maria no Corão

Um olhar cruzado entre o Cristianismo e o Islão a partir da passagem bíblica da Anunciação, com um toque final das tatuagens de Antoine Griezmann e um poema de Paul Claudel.