S. Nuno de Santa Maria, outrora Nuno Álvares Pereira, condestável de Portugal, não só é conhecido pela sua influência na construção da nacionalidade e feitos militares, como os da batalha de Aljubarrota, como, sobretudo, pela sua santidade. Deixando a espada, e tudo o que ela significa, assumiu o hábito carmelita e fez-se pedinte dos pobres nas ruas de Lisboa.
É este o seu exemplo: homem de fé, leal e dedicado, que soube servir um ideal e nunca perdeu o seu amor a Nossa Senhora. E é este exemplo que celebramos, na passada quarta-feira, ao recordar o padroeiro do nosso Colégio, o santo protetor da grande família do Colégio das Caldinhas.
Para a Oração de S. Nuno, cada turma decorou uma espada. Tal como S. Nuno se despojou da sua vida de Condestável do Reino para se fazer Monge, também cada um foi convidado a despojar-se de tudo o que o afasta de Deus, dos outros e de si próprio, para poder entregar-se totalmente e, assim, ACOLHER Deus na sua vida e, com Ele, acolher os Outros e tudo o que é.
Às 9h00, juntamente com todos os representantes de turma, na Igreja do Colégio, recordando o seu exemplo, agradecemos a grande família que somos – alunos, educadores, famílias e antigos alunos – e, escutando os desafios que nos são dirigidos, depositamos o nosso desejo de servir junto de Nossa Mãe Padroeira. Nas salas de aula, todos os alunos, ao mesmo tempo, foram acompanhando este momento de oração, que uniu toda a comunidade educativa num só coração.
Foi um dia de S. Nuno diferente, sem a tradicional Missa que reúne todo o Colégio no pavilhão para celebrar a vida e a fé, mas foi um dia de grande festa, com muitas atividades organizadas por turmas e por escolas, para celebrar o nosso Colégio e o seu Santo.
Longa vida ao Colégio!