A vida como um filme

Rubrica "Férias com Deus" desta semana leva-nos para uma sala de cinema e desafia-nos a usar as férias para ver o melhor de todos os filmes: o da nossa vida. Assinada pelo P. Samuel Beirão, sj.

A vida é como um filme, onde o espaço, o tempo e a luz são determinantes. Nesta quinta proposta “Dentro do filme”, da rubrica Férias com Deus, o P. Samuel Beirão, sj lembra-nos que esta “pode ser vista e vivida à pressa ou com os olhos treinados de quem quer estar atento aos detalhes”. Por isso, acrescenta, facilmente “na vida como no cinema, podem escapar-nos a banda sonora, uma palavra importante, um pormenor no cenário”. A sugestão do jesuíta, recentemente ordenado padre, é que as férias sejam um “bom tempo para viver sem pressas e (re)ver o melhor de todos os filmes: a nossa vida”.

A iniciativa “Férias com Deus” parte da percepção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso marcado pela ausência de Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a reflectirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros.

A rubrica sai às sextas-feiras e até ao final do mês de agosto, num total de nove propostas. Dirige-se a todos os crentes que procurem aprofundar espiritualmente o seu tempo de férias, e pode ser divulgada e partilhada em qualquer meio digital ou físico, desde que devidamente enquadrada. Os conteúdos podem ser acedidos em https://pontosj.pt/jesuitas/ferias-com-deus/ ou na página de facebook Jesuítas em Portugal.

As cinco primeiras rubricas foram assinadas por Isabel Figueiredo (Levar Deus para a praia); Bento Oliveira (Ponto negro ou ponto de luz); Francisca Onofre (O nosso hit de verão); D. Nuno Almeida (Vinde comigo para um lugar isolado e descansai); Mariana Viana Batista (Não se canse, faça o exame de consciência).