Vídeo resumo do 4º dia do MAGIS

Neste segundo dia de experiências, visitámos as que se debruçam sobre o tema de Arte e Cultura. Aqui aprofunda-se a espiritualidade através da dança, teatro, música e outras artes performativas.

Em cima do palco, com um nariz de palhaço encarnado no rosto, os peregrinos foram convidados a regressar à infância e a cantar algumas canções do seu tempo de crianças. Sem medo da exposição ao ridículo, e com a humildade própria dos mais novos, o exercício proposto nesta experiência de Arte e Cultura era recordar memórias, boas e más, e através do teatro integrá-las, acomodá-las e aceitá-las serenamente. Uma espécie de terapia através do teatro que ajuda a acolher as fragilidades.

Embarcar numa viagem internacional. É a proposta desta experiência que reúne no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, 19 jovens de sete países: Itália, Singapura, França, Suíça, Estados Unidos e Zimbábue. Ao longo dos próximos dias, procurarão, através do teatro, percorrer e retratar as memórias das diferentes fases da sua vida, numa abordagem que se pretende harmoniosa e terapêutica.

 

Leia a reportagem completa no site dos Jesuítas na JMJ.