E chegamos ao último episódio do Ponto de Vista! Com vista para o Campo da Graça, onde vão decorrer os últimos eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), conversámos com a Carolina Carvalho e o Sebastião Ribeiro sobre os desafios do tempo em que vivemos e sobre a Igreja, vista de dentro e de fora. Nesta conversa, abordou-se ainda o tema da saúde mental, do cuidado nas relações e da atualidade e também da Jornada Mundial da Juventude, que inspira esta rubrica.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
A educação da crítica: é preciso cultivar o nosso jardim
Posto isto, parece-me que a educação da crítica poderá afastar os alunos de três males: tornarem-se profissionais da queixa, assumirem uma pose ética e definirem projetos de vida marcados pela negatividade.
Literaturas sinodais
Quase na reta final do sínodo da sinodalidade, o Papa publicou uma carta sobre a importância da literatura na educação: que relações podem existir entre essa carta e o grande movimento sinodal em curso?
Só Eu te posso levar – Peregrinação do Secundário dos Colégios
O ponto de partida é importante por razões além das óbvias. Não serve só para saber onde estamos. Saber onde estamos é já alguma coisa, mas não mete em marcha. Por isso serve, sobretudo, para saber ao que vamos e aonde vamos.
A verdade da mentira
O exercício da verdade obriga-nos a procurar a verdade, a procurar a nossa verdade, e a querer usá-la e vivê-la acima de tudo. E assim, a verdade torna-se um lugar de força e de encontro, torna-se um superpoder.
Alain Bergala e a pedagogia (não só) do cinema
A partir de um excerto deste texto, apresentamos nesta sessão questionamentos sobre a educação enquanto tal, e se a mesma não caberá também no enquadramento proposto por Bergala.
A sombra multifacetada da censura
Precisamos desta ideia no presente, quando um novo tipo de censura – “beneficente” ou “positiva” – ganha protagonismo sem causar a estranheza que devia.
P. David Ferreira da Silva: o testemunho de uma vida missionária
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
“A Faculdade tem a vocação de valorizar as Humanidades”
P. Bruno Nobre é o novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Nesta entrevista fala dos desafios das Humanidades no contexto atual e da faculdade em particular.
Jesuíta António Santos Lourenço será ordenado padre no domingo
A ordenação presbiteral realizar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com dois diáconos do Patriarcado, e será presidida pelo Patriarca D. Rui Valério.
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa que sabe acolher
Última conversa do Ponto de Cruz, dedicada ao tema das Migrações, junta, na Brotéria, o diretor geral adjunto do Serviço Jesuíta aos Refugiados, um representante do Vaticano, a responsável do CEPAC e uma investigadora universitária.
Ponto de Cruz Europeias – As migrações no pensamento da Igreja
Porque deixam os migrantes a sua terra? O que tem dito a Igreja e o Papa Francisco sobre os direitos dos migrantes? E de que forma pode o nosso País contribuir para uma Europa que acolha com dignidade e respeito?
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa sustentável
Segunda conversa do Ponto SJ foi feita em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira e decorreu na Herdade Vale de Moura, em Évora. Em debate, as políticas ecológicas e o cuidado da Casa Comum.