A primeira viagem apostólica do Papa Francisco, em 2013, foi à ilha de Lampedusa, onde chegam milhares de migrantes à procura de um lugar melhor para viver na Europa. E nos documentos que tem escrito nos últimos anos Francisco tem pedido aos cristãos que promovam uma cultura social e política que proteja os direitos e a dignidade dos migrantes.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Quando sou fraco, então é que sou forte
No Dia Mundial do Migrante contamos a história de D. que veio para a Europa para alcançar uma vida melhor. Apanhou o barco para Espanha e durante a viagem teve um problema e passou 10 dias como náufrago. Hoje tem emprego e uma vida estável.
Resistir à indiferença
A energia que temos é finita e, com o tempo, a maré de desastres consegue o que pretende: cansa-nos, cala-nos, conforma-nos.
Direitos humanos: a mais alta criação do pensamento político
Os direitos humanos podem ser considerados a mais alta criação do pensamento político na história da humanidade. Trata-se de uma série de limites que quem os subscreve os reconhece como irrenunciáveis.
Renacionalizar o mercado da habitação em Portugal
Por isso, a história económica é marcada por ondas de especulação imobiliária. Produzindo bolhas financeiras gigantescas, este fenómeno especulativo acaba quase sempre por gerar colapsos creditícios que contaminam a economia no seu todo.
A sinodalidade como profecia social
As práticas de sinodalidade constituem uma verdadeira profecia social face a tendências dominantes, oferecendo “um contributo peculiar na procura de respostas a muitos desafios que as sociedades devem enfrentar e na construção do bem comum.
Eutanásia e morte medicamente assistida – importância da História e das palavras na construção de um imaginário coletivo
As palavras têm peso e o uso atento não é mero pormenor. As histórias moldam o inconsciente coletivo e definem a visão do mundo e de nós próprios. Se diluirmos o conteúdo das palavras, se as empregarmos sem reflexão, esvazia-se o sentido.
P. David Ferreira da Silva: o testemunho de uma vida missionária
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
“A Faculdade tem a vocação de valorizar as Humanidades”
P. Bruno Nobre é o novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Nesta entrevista fala dos desafios das Humanidades no contexto atual e da faculdade em particular.
Jesuíta António Santos Lourenço será ordenado padre no domingo
A ordenação presbiteral realizar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com dois diáconos do Patriarcado, e será presidida pelo Patriarca D. Rui Valério.
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa que sabe acolher
Última conversa do Ponto de Cruz, dedicada ao tema das Migrações, junta, na Brotéria, o diretor geral adjunto do Serviço Jesuíta aos Refugiados, um representante do Vaticano, a responsável do CEPAC e uma investigadora universitária.
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa sustentável
Segunda conversa do Ponto SJ foi feita em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira e decorreu na Herdade Vale de Moura, em Évora. Em debate, as políticas ecológicas e o cuidado da Casa Comum.
Ponto de Cruz – A ecologia no pensamento da Igreja
O que dizem os Papas e os documentos da Igreja sobre o cuidado da Casa Comum? O que se entende por ecologia integral? O que é que, enquanto cristãos, devemos fazer para responder melhor a este apelo que é também o apelo dos pobres?