P. David Ferreira da Silva: o testemunho de uma vida missionária

O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.

Foi há 70 anos que o P. David Ferreira da Silva viajou para Moçambique pela primeira vez. Estávamos no ano de 1954 e era na altura um jovem jesuíta em formação quando foi para a missão da Zambézia fazer a etapa do magistério, que durou três anos e na qual passou também por Boroma e Lifidzi. Era o início de uma fervorosa vida missionária que se estendeu por sete décadas e que, com apenas algumas interrupções, foi vivida maioritariamente em Moçambique e Angola, ao serviço das comunidades rurais, onde ensinou, pregou e animou os fiéis.

No passado dia 8 de outubro, o jesuíta português regressou a Moçambique depois de uma breve estadia em Portugal onde visitou familiares, amigos e companheiros jesuítas. Apesar da idade avançada, o P. David voltou para o seu campo de missão animado e ainda com vontade e forças para visitar as comunidades locais.