III Domingo de Advento - Para quem encarna Deus? - Ponto SJ

III Domingo de Advento – Para quem encarna Deus?

Só os humildes e que se sabem pobres sabem acolher a Encarnação, pois são os que deixam tudo para ir ter com o Senhor.

Enriquecemos os nossos presépios com personagens que não estão no relato. Pessoas de trabalhos humildes, como padeiros, ferreiros, a aguadeira, mas também músicos e outros personagens, às vezes contemporâneos. E acrescentamos lagos e colinas, casas, colocamos musgo. Chamamos toda a realidade ao Presépio, com coração de crianças. Sem grande consciência, fazemos com que a Criação inteira participe no hino de louvor ao Deus que vem ao nosso encontro.

O Papa Francisco considera bela a forma como colocamos pessoas que não conhecem outra abundância que não seja a do coração a caminho daquele berço improvisado. Deus encarna para os mais carentes de amor e faz-se próximo.

Que Ele nasça nos nossos corações.


“O Presépio narra o amor de Deus” e, apesar de existirem muitas formas de compor um Presépio, “o que conta é que fale à nossa vida”. Inspirados pela carta Admirable signum – sobre o significado e o valor do Presépio – escrita pelo Papa Francisco, em 2019, o Ponto SJ propõe neste advento de 2025 “Ir ao Presépio com o Papa Francisco”, um conjunto de reflexões em vídeo, do P. Nelson Faria, sj.