Encontro do Papa Francisco com os jesuítas portugueses

Papa Francisco encontrou-se com os seus irmãos e companheiros jesuítas num ambiente informal onde foi possível fazer-lhe perguntas. Uma enorme alegria acolher o Papa na nossa casa, afirmou o Provincial dos jesuítas, P. Miguel Almeida.

O Papa Francisco visitou os jesuítas portugueses no dia 5 de agosto, no Colégio S. João de Brito, em Lisboa. Um encontro entre irmãos, de que decorreu de forma muito informal, e onde o Santo Padre respondeu a algumas perguntas colocadas pelos jesuítas. No final, houve tempo para uma oração conjunta, troca de cumprimentos e a entrega de alguns presentes ao Papa. Este encontro que se realizou na capela dos alunos do colégio, contou com a presença de 90 jesuítas.

“Uma alegria imensa receber este irmão mais velho na nossa casa”, reconhece o Provincial dos Jesuítas, P. Miguel Almeida sj, assegurando que para o encontro com o Papa levou todos os amigos e colaboradores da missão da Companhia em Portugal.

Os jesuítas portugueses ofereceram vários presentes ao Santo Padre: um livro sobre a história da Companhia de Jesus, da autoria de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais; um livro de fotografia do jesuíta Paulo Teia, sj; uma imagem da Sagrada Família da autoria do P. Vasco Pinto Magalhães, sj; e um livro com as imagens do P. Nuno Branco, sj e textos do P. Nuno Tovar de Lemos, sj, que marcaram a Via Sacra de ontem na Colina do Encontro. O Papa teve ainda oportunidade de benzer a primeira pedra do novo Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).

O conteúdo da conversa do Santo Padre com os jesuítas deverá ser publicado na revista dos jesuítas italianos: La Civiltà Cattolica, pelo seu diretor o P. Antonio Spadaro, sj.