No Domingo de Ramos, porta de entrada na Semana Santa, somos chamados a acompanhar a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, que pouco depois será acusado e maltratado pelos mesmos que o aplaudem. Esta aparente contradição faz-nos ter presente que o triunfo de Jesus está na simplicidade e não no espetáculo, na entrega total à vontade do Pai e não naquilo que o mundo valoriza. Perante este Cristo pobre, humilde, servo dos servos, a nossa resposta tem de ser sempre a Verdade, apontando para o mistério que iremos viver esta semana, da Sua morte e Ressurreição.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Gambozinos a caminho
É essa a esperança da Ressurreição de Jesus, pois se a morte pode ser vencida, então cada um de nós pode ser sinal de luz na vida do outro, sem olhar ao que nos separa mas a um Cristo renascido que nos une à volta da sua mesa.
O que (não) se viu no gesto de Francisco
Uma visita inesperada que gerou ruído. Francisco reza diante dos túmulos de Pio X e Bento XV; usando as palavras de outro Bento, Joseph Ratzinger, Francisco cumpre o ofício de “levar Deus ao mundo e o mundo a Deus”.
“Uma escola de conversão”: o legado sinodal de Francisco segundo Austen Ivereigh
Mais de 400 pessoas encheram o auditório do Colégio São João de Brito, em Lisboa, para escutar Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco.
Podcast: A Páscoa e a unidade dos cristãos
Nesta conversa, o P. Francisco Martins, sj explica porque é que este ano todos os cristãos celebram a Páscoa no mesmo dia, e qual a importância disto num ano em que se assinalam também os 1700 anos do Concílio de Niceia.
Sentir-se Igreja
As regras para se sentir em Igreja atestam sobretudo uma atitude de coração, de quem se sente pertença da Igreja. O sentido de pertença à Igreja é indissociável da sinodalidade e de uma Igreja em saída.
Paixão de Francisco (II)
Deus não nos deixou entregues à vertigem das fatalidades e dos medos. Deu-nos Francisco e fez dele “Cireneu” do mundo e âncora da barca da Igreja.
5º Domingo da Quaresma: a mulher adúltera
Neste episódio da mulher adúltera; somos convidados a entregar os nossos limites e pecados a Deus para que se tornem lugares de graça.
4º domingo da quaresma: a alegria
Neste quarto domingo da Quaresma, Jesus fala-nos do amor do Pai e na alegria do regresso a casa.
O Círculo: testemunho dos artistas da Residência Zero
Francisca Espregueira, Simão Townshend, Teresa Esteves da Fonseca e Teresa Príncipe são os primeiros artistas da Residência Zero do Círculo. Conheça os seus testemunhos e o que levam desta experiência
3º domingo da Quaresma: a espera
Neste terceiro domingo da Quaresma, a Provoca SJ propõe-nos uma reflexão sobre a parábola da figueira estéril, narrada por São Lucas.
2ª domingo da Quaresma: o deserto
Neste segundo domingo da quaresma, reconhecemos a nossa identidade de filhos muitos amados à partida.
1º Domingo da quaresma: a tentação
Neste primeiro domingo da Quaresma, em que Jesus é tentado no deserto, a PROVOCA propõe-nos uma reflexão sobre a forma como utilizamos (ou somos tentados) pela tecnologia.