Na véspera da celebração do 5º Dia Mundial dos Pobres, os jesuítas organizam uma conversa em torno da temática da pobreza. “Estamos condenados à desigualdade?” é a questão que dá o mote ao debate que juntará Fernando Bessa Ribeiro, da Universidade do Minho, Mariana Rozeira, diretora-técnica do Centro São Cirilo, e o P. Fernando Ribeiro, coordenador da Comissão do Apostolado Social da Companhia de Jesus. A conversa decorrerá no sábado, dia 13, às 18h, em direto no Youtube do Ponto SJ, e com emissão feita a partir do Centro São Cirilo, no Porto.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O lugar das mulheres na Igreja
Caminhar no sentido da igualdade – o Papa Francisco admitiu-o – intimida. Requer também, nas suas palavras, “paciência, respeito mútuo, escuta e abertura para realmente aprender uns com os outros e avançar como um só Povo de Deus, rico em diferenças, mas caminhando juntos”
Para quando um compromisso da sociedade com a erradicação da pobreza?
É urgente uma mobilização e compromisso coletivos, em que cada um, na sua área de influência, faça efetivamente a diferença.
Ecoficha 3 – Viver uma Quaresma Ecológica
A Quaresma é uma boa altura para questionarmos alguns hábitos enraizados e vivermos uma verdadeira conversão (também) ecológica.
A possibilidade de adoção pelas famílias de acolhimento
Parece-me preferível optar pela legislação que permite dar resposta a mais crianças e jovens, ainda que criando mais desafios ao sistema, do que manter um enquadramento mais limitado que elimina os desafios.
Cortes drásticos na assistência internacional: anúncio de um autêntico tsunami de sofrimento
As instituições, públicas e privadas, as organizações de cooperação, as agências humanitárias, os técnicos e agentes terão, diariamente, de fazer escolhas difíceis e brutais acerca da utilização dos parcos orçamentos disponíveis.
Se não podemos avançar, que fiquemos no mesmo lugar
Importa lembrar e trazer para o debate público que não estamos disponíveis para abdicar dos princípios de justiça social que regem os nossos Estados de Direito Democráticos e que as pessoas têm de estar no centro das decisões políticas.
Chamados à conversão numa mudança de época: o legado do Papa Francisco e o futuro da Igreja
Já pode assistir à Conferência com Austen Ivereigh, biógrafo do Papa, no Colégio São João de Brito, a 10 de abril
O amor permanece
Choramos, sim. Mas, sobretudo, damos graças. Pela vida, pelo testemunho, pela ousadia. Eis o nosso humilde tributo, usando somente as suas palavras, para que continuem a ecoar além do seu pontificado.
Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor
Neste Domingo de Páscoa, somos convidados a mergulhar no coração do mistério cristão: a Ressurreição de Jesus.
Domingo de Ramos
No Domingo de Ramos, somos convidados a acompanhar a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, aplaudido pelos mesmos que o irão acusar.
5º Domingo da Quaresma: a mulher adúltera
Neste episódio da mulher adúltera; somos convidados a entregar os nossos limites e pecados a Deus para que se tornem lugares de graça.
4º domingo da quaresma: a alegria
Neste quarto domingo da Quaresma, Jesus fala-nos do amor do Pai e na alegria do regresso a casa.