Conversa franca: juventude e vida consagrada

Na penúltima conversa franca com jovens, ouvimos Diogo Gaspar, jesuíta em formação que abraçou a vida religiosa. Conta como Deus fala nas pequenas coisas e como a vocação se foi construindo, sem certezas absolutas mas com confiança.

Apaixonado pela astronomia, Diogo tinha o sonho de fazer uma missão em África, mas foi na faculdade, mais concretamente na atividade Missão País, que teve a sua primeira conversão. Foi também nessa experiência missionária em Portugal, já aluno do Instituto Superior Técnico, que conheceu os jesuítas e depois se ligou ao CUPAV. Já depois de dois anos a trabalhar, recuperou o sonho missionário e fez uma experiência de dois anos e meio em Moçambique com os Leigos para o Desenvolvimento. Hoje é jesuíta em formação e está na fase do Juniorado, a estudar Filosofia, em Braga.

Neste episódio fala-nos do desejo de “mais”, da sua vocação à vida religiosa e de como tem sido os seus tempos de jesuíta. E à pergunta: tens a certeza de que queres ser padre? – responde: certezas, não, tenho confiança!