Assinala-se hoje, dia 20 de fevereiro, o Dia Mundial da Justiça Social. O Superior Geral dos Jesuítas, P. Arturo Sosa aproveita este dia para enfatizar a urgência de promover a justiça social em todo o mundo, chamando à reflexão sobre a responsabilidade coletiva que temos de cuidar dos mais fragilizados. É um apelo à solidariedade e à construção de pontes entre diversas comunidades, crenças e culturas.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Em vias de extinção! Sobreviverão as democracias liberais à crise ecológica?
Estas e outras propostas de biocracias, em que todas elas gozam de uma certa popularidade na literatura política atual, merecem ser analisadas serenamente sob um prisma democrático.
Leigos para o Desenvolvimento promovem leilão solidário com a Cabral Moncada
A exposição “Sagrada Família”, onde as obras podem ser conhecidas, está disponível para ser visitada na Igreja de S. Roque entre os dias 19 a 24 de Novembro entre as 10h e as 18h.
O trabalho infantil e a Convenção sobre os direitos da criança
Segundo as últimas estimativas globais, são 160 milhões de crianças a trabalhar, um rácio alarmante de cerca de uma em cada dez crianças em todo o mundo. Um rácio calculado ainda antes do eclodir dos últimos conflitos armados.
Quando sou fraco, então é que sou forte
No Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual, o SPC lança rubrica especial que destaca formas de vulnerabilidade, mostrando como do encontro da minha fragilidade com a dos outros nasce o nosso maior poder: o do serviço
Não existem pobres
Saibamos acercarmo-nos das pessoas em situação de pobreza desde a experiência do bem maior que é presença do Deus consolador que nos irmana. Que Ele faça de nós, neste mundo, testemunhas Suas, de uma sociedade que seja imagem do seu Reino.
Esperança integral
As interrogações sobre o que acontece no mundo são muitas e as sucessivas crises económicas, sociais e ambientais do nosso tempo alimentam talvez a maior crise do mundo contemporâneo – a crise da esperança.
P. David Ferreira da Silva: o testemunho de uma vida missionária
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
“A Faculdade tem a vocação de valorizar as Humanidades”
P. Bruno Nobre é o novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Nesta entrevista fala dos desafios das Humanidades no contexto atual e da faculdade em particular.
Jesuíta António Santos Lourenço será ordenado padre no domingo
A ordenação presbiteral realizar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com dois diáconos do Patriarcado, e será presidida pelo Patriarca D. Rui Valério.
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa que sabe acolher
Última conversa do Ponto de Cruz, dedicada ao tema das Migrações, junta, na Brotéria, o diretor geral adjunto do Serviço Jesuíta aos Refugiados, um representante do Vaticano, a responsável do CEPAC e uma investigadora universitária.
Ponto de Cruz Europeias – As migrações no pensamento da Igreja
Porque deixam os migrantes a sua terra? O que tem dito a Igreja e o Papa Francisco sobre os direitos dos migrantes? E de que forma pode o nosso País contribuir para uma Europa que acolha com dignidade e respeito?
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa sustentável
Segunda conversa do Ponto SJ foi feita em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira e decorreu na Herdade Vale de Moura, em Évora. Em debate, as políticas ecológicas e o cuidado da Casa Comum.