Almoço Improvável – O que faz a Europa aos nossos dias?

Um almoço improvável em que Ilda Figueiredo, do PCP, e Paulo Sande, da Aliança, conversam sobre o modo como entendem a influência das políticas europeias no nosso dia a dia. Em ano de eleições europeias, uma ajuda à reflexão.

Ilda Figueiredo –  Foi professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e, tendo-se licenciado em Economia, foi também professora no Ensino Secundário. Depois do 25 de abril de 1974 filiou-se no PCP. Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991 e deputada ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2012. Exerceu cargos autárquicos em Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo e Porto. Atualmente é vereadora na Câmara Municipal do Porto.

Paulo Sande – Foi Director do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal entre 2004 e 2012, foi regente da disciplina de Construção Europeia do curso de Ciência Política do Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa e assessor político do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. É candidato da Aliança ao Parlamento Europeu.

O PONTO SJ convidou-os para almoçar e para conversarem sobre a Europa. A conversa foi animada e sem moderação. Havia um guião proposto, mas o diálogo foi fluindo de forma aguerrida, mas amena à volta de diferentes questões: Como é que as decisões tomadas a nível europeu influenciam o nosso dia a dia? Há democracia na Europa? E o Euro é uma boa moeda? E como deve a Europa lidar com a questão dos refugiados?

Este primeiro almoço improvável integra-se na celebração do 1º aniversário do Ponto SJ. Mas, em breve teremos mais iniciativas como esta.

Vídeo e fotos: Ricardo Perna