71ª Congregação de Procuradores, o encontro jesuíta internacional

Esta reunião, que se inicia com oito dias de Exercícios Espirituais, junta procuradores e relatores para pensar e debater temas da Companhia Universal. Representante português é o P. António Valério.

No dia 6 de maio, 87 Jesuítas de todo o mundo vão reunir-se em Loiola, Espanha, para a Congregação de Procuradores, um momento de discernimento e reflexão da Sociedade de Jesus. Esta reunião anual, que se inicia com 8 dias de Exercícios Espirituais, junta Procuradores e Redatores para pensar e debater temas da Companhia Universal.

Os Exercícios Espirituais, que decorrem de 6 a 14 de maio, preparam os convidados para o encontro e vão ser orientados pelos Conselheiros Gerais: P. Victor Assouad, P. Claudio Paul e P. Mark Ravizza. A parte canónica da Congregação de Procuradores tem início no dia 15 de maio e termina no dia 21 com uma missa na Igreja de Loiola.

Os temas que vão ser abordados na Congregação de Procuradores são resultado de informação recolhida previamente em cada Congregação Provincial, um trabalho comunitário de discernimento local, que permite perceber como está a Companhia neste momento e como se está a adaptar aos desafios atuais.

Um momento importante deste encontro vai ser a apresentação De Statu Societatis, pelo P. Geral Arturo Sosa, documento que aprofunda as Preferências Apostólicas Universais e abre caminho para perceber de que forma estas estão a modelar a missão da Companhia.

Para compreender melhor os objetivos da Congregação, temas abordados e as questões colocadas nesta reunião disponibilizamos o testemunho do P. António Valério, diretor do Colégio das Caldinhas, e representante (procurador) da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

Todos o jesuítas e companheiros de missão estão convidados a acompanhar oração matinal da Congregação que vai ser transmitida em direto aqui, entre os dias 16 e 21 de maio às 9h30 (8h30 em Portugal).