Aos 82 anos, o P. Domingos Monteiro da Costa comemora 50 anos de sacerdócio, 49 dos quais ao serviço da paróquia da Mexilhoeira Grande, no Algarve. Aí chegou em 1975, convencido de que seria uma passagem curta, mas aí ficou até hoje, desenvolvendo um enorme e profundo trabalho pastoral e social que transformou profundamente a região. Pedindo insistentemente aos seus superiores que enviassem mais jesuítas para o Algarve, viu esse desejo cumprido 40 anos depois, em 2015, com a formação da comunidade jesuíta que reside em Portimão. Um padre da aldeia, como gosta de se intitular, mas com uma visão universal e profética que foi capaz de mudar profundamente a terra onde se instalou. Comemorou 50 anos de ordenanção sacerdotal no dia 30 de julho. Pode ler a entrevista do Ponto SJ na íntegra na próxima semana.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Advento – Abrir as portas à esperança
Refletir sobre a esperança através do olhar de quatro pessoas não crentes e um retiro online de um dia para os que querem preparar a chegada do Menino. São estas as propostas do Ponto SJ para o tempo de Advento que está quase a começar.
Leigos para o Desenvolvimento promovem leilão solidário com a Cabral Moncada
A exposição “Sagrada Família”, onde as obras podem ser conhecidas, está disponível para ser visitada na Igreja de S. Roque entre os dias 19 a 24 de Novembro entre as 10h e as 18h.
Um pontificado marcadamente mariano
Será interessante recordar alguns momentos altos, e até surpreendentes, deste pontificado que evidenciaram na espiritualidade cristã uma vertente vincadamente mariana.
As mulheres e o ministério ordenado: argumentos teológicos e táticas magisteriais
Quando a Igreja tiver amadurecido transição da “sociedade da honra” para a “da dignidade”, poderá assumir esta transição, não como uma infidelidade à tradição, mas como crescimento na consciência comum do exercício do ministério de anúncio.
Ainda só estamos no início – da Igreja clerical à Igreja sinodal
É verdade que os discursos são uma coisa, a adesão de coração ao seu conteúdo e ao seu espírito é outra e a deliberação e a implementação, contando com as resistências que sempre se encontram no plano teórico e prático, são outra ainda.
P. David Ferreira da Silva: o testemunho de uma vida missionária
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
“A Faculdade tem a vocação de valorizar as Humanidades”
P. Bruno Nobre é o novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Nesta entrevista fala dos desafios das Humanidades no contexto atual e da faculdade em particular.
Jesuíta António Santos Lourenço será ordenado padre no domingo
A ordenação presbiteral realizar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com dois diáconos do Patriarcado, e será presidida pelo Patriarca D. Rui Valério.
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa que sabe acolher
Última conversa do Ponto de Cruz, dedicada ao tema das Migrações, junta, na Brotéria, o diretor geral adjunto do Serviço Jesuíta aos Refugiados, um representante do Vaticano, a responsável do CEPAC e uma investigadora universitária.
Ponto de Cruz Europeias – As migrações no pensamento da Igreja
Porque deixam os migrantes a sua terra? O que tem dito a Igreja e o Papa Francisco sobre os direitos dos migrantes? E de que forma pode o nosso País contribuir para uma Europa que acolha com dignidade e respeito?
Ponto de Cruz Europeias – Por uma Europa sustentável
Segunda conversa do Ponto SJ foi feita em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira e decorreu na Herdade Vale de Moura, em Évora. Em debate, as políticas ecológicas e o cuidado da Casa Comum.
Ponto de Cruz – A ecologia no pensamento da Igreja
O que dizem os Papas e os documentos da Igreja sobre o cuidado da Casa Comum? O que se entende por ecologia integral? O que é que, enquanto cristãos, devemos fazer para responder melhor a este apelo que é também o apelo dos pobres?