Três jesuítas vão ser ordenados sacerdotes no próximo domingo, dia 5, às 15h00, na Sé Nova de Coimbra. Os diáconos António Pamplona, João Sarmento e Nelson Faria serão ordenados numa celebração que será presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e que contará, pela primeira vez, com o novo Provincial dos Jesuítas, P. Miguel Almeida, sj.
Dado o contexto de pandemia que estamos a viver, esta eucaristia terá um acesso restrito, contando apenas com familiares, companheiros e amigos mais próximos dos ordenandos. Contudo, garantem os futuros sacerdotes, a celebração terá um significado igualmente profundo e será uma forma de mostrar que querem estar ao serviço da Igreja e do mundo em todas as circunstâncias.
Também o Provincial dos Jesuítas sublinha a importância de não alterar a data prevista da ordenação, mesmo sem a possibilidade de reunir todos num momento de confraternização. “Seria uma grande contradição não haver ordenação só por que não pode haver festa. É ao contrário. Assim ainda se sublinha mais que estão a ser ordenados para todos, principalmente para aqueles para quem a vida nem sempre é uma festa”.
“Seria uma grande contradição não haver ordenação só por que não pode haver festa. É ao contrário. Assim ainda se sublinha mais que estão a ser ordenados para todos, principalmente para aqueles para quem a vida nem sempre é uma festa”. – P. Miguel Almeida, sj
Dada a importância pastoral deste momento para a Companhia de Jesus e toda a comunidade inaciana, a celebração será transmitida nos canais de Facebook e Youtube do Ponto SJ, para que, mesmo à distância, possam fazer-se presentes e acompanhar esta ordenação em oração.
António Pamplona tem 37 anos e é do Porto. Entrou na Companhia de Jesus em 2009, no Noviciado, em Coimbra, tendo feito os seus estudos de Filosofia e Teologia entre Braga, Roma e Paris. O seu tempo de magistério foi passado no Colégio São João de Brito, em Lisboa. Foi ordenado diácono no ano passado em Roma. Atualmente, está a estudar no Centro Sèvres, em Paris.
Para António, o momento presente exprime-se da seguinte forma: “Experimento a imensa misericórdia de Deus nos meus próprios limites. O momento em que a riqueza de Deus enche a minha própria pobreza.”
João Sarmento tem 32 anos e nasceu no Porto. Entrou para a Companhia de Jesus em 2008, depois de ter passado pelos estudos artísticos na Escola Soares dos Reis, no Porto. Depois de dois anos de Noviciado, tirou o curso de Filosofia em Braga e fez três anos Magistério a estudar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde terminou o curso de Escultura, e colaborando no Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola (CREU-IL). Seguiram-se três anos de estudos teológicos entre Roma e Madrid. Foi ordenado diácono no ano passado, em Madrid. Atualmente, pertence à Comunidade da Brotéria, colaborando com o centro cultural dos jesuítas no Chiado, e está a completar o mestrado em estudos de Teologia na Universidade Católica Portuguesa.
João Sarmento descreve assim o momento que está prestes a viver: “Ser ordenado é receber o espírito para este ofício de trazer consolação espiritual e estar cada vez mais disponível para servir através do altar, da palavra, do Evangelho e do Pão.”
Nelson Faria tem 37 anos e é de Lisboa. Estudou Direito até entrar na Companhia em 2009. Fez o Noviciado em Coimbra, depois esteve em Braga, na Comunidade Pedro Arrupe, onde estudou Filosofia. Seguiram-se dois anos de Magistério no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, e depois os estudos de Teologia em Madrid e Paris. Foi ordenado diácono no ano passado em Madrid e atualmente completa a formação teológica no Centro Sèvres, em Paris.
Nelson Faria acredita que a sua missão como padre jesuíta será “colaborar com Deus no ofício de consolar. Ser um ponto de passagem entre Deus e a pessoa. Não ter medo de ser um lugar transitório.”
Conheça melhor o António, o João e o Nelson, através dos vídeos: