Trabalho do Apostolado da Oração em Portugal elogiado pelo Papa

Foi com gratidão pelo serviço e empenho do Apostolado da Oração na sua missão, que Francisco iniciou o seu discurso desta manhã. O recurso ao mundo digital também esteve em destaque.

O Papa Francisco esteve hoje presente no Encontro Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa. No evento que decorreu na Aula Paulo VI, no Vaticano, para celebrar os 175 anos do Apostolado da Oração (AO), Francisco congratulou os portugueses, pelo seu exemplo na aproximação de gerações através dos meios digitais.

“Move-nos a preocupação de unir a sabedoria dos mais velhos e a vitalidade dos mais novos, dentro da vida da Igreja.”, referiu o diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), P. António Valério, sj, no seu discurso dirigido ao Santo Padre. Pouco depois, o Papa Francisco também sublinhava que “É importante ajudar as novas gerações a crescer na amizade com Jesus através do encontro íntimo com Ele na oração” e que, para isso, os mais velhos e a sua sabedoria e experiência, a par com a capacidade de “raciocinar” com o coração, são um precioso ensinamento para aprender.

Francisco agradeceu ainda ao P. António Valério, sj, pelo seu testemunho: “Ele contou-nos como o Apostolado da Oração, ao entrar no mundo digital, aproxima os idosos e os jovens, ajudando-os a dar nova vitalidade ao tradicional Apostolado da Oração.”, reforçando ainda a necessidade de a igreja adaptar a sua missão aos tempos, utilizando ferramentas modernas e aplicando as novas tecnologias ao seu dispor.

Perto de encerrar o seu discurso, o sumo pontífice agradeceu a atividade do AO e da RMOP, encorajando-os a continuar as suas atividades com alegria e com a consciência da importância e necessidades dos seus trabalhos. “Ajudais as pessoas a ter um olhar espiritual, um olhar de fé sobre a realidade que as rodeia, a reconhecer o que o próprio Deus trabalha nelas; é um olhar de esperança!”

Papa%20Francisco%20cumprimenta%20P.%20Ant%C3%B3nio%20Val%C3%A9rio%2C%20sj%2C%20no%20final%20da%20sua%20interven%C3%A7%C3%A3o.
Papa Francisco cumprimenta P. António Valério, sj, no final da sua intervenção.

Por fim, Francisco frisou que apesar de muitas vezes os Jesuítas serem mais conhecidos pela sua dimensão intelectual, também são chamados a serem homens de oração, destacando ainda o seu papel na devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

O encontro internacional, presidido pelo Padre Frédéric Fornos, sj, decorre até dia 29. Para hoje, às 19h00, está prevista uma celebração eucarística, na Basílica de São João de Latrão, marcando a Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

Amanhã, das 10 às 12h00, realiza-se, na Cúria Geral dos Jesuítas, o encontro de diretores e coordenadores nacionais. Às 18h30, realiza-se o Encontro do Movimento Eucarístico Juvenil, na Capella Sapienza Università.

 

Fonte da foto de destaque:

https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2019/06/cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844-1-14.jpeg