O Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU-IL), no Porto, em colaboração com Círculo Xavier, está a organizar uma recolha de bens de primeira necessidade destinados a famílias em dificuldades. A recolha começou no dia 18 e prolonga-se até ao dia 29. Os produtos podem ser entregues entre as 14h e as 19h nas instalações do CREU (Rua de Oliveira Monteiro, 562 – Porto)
Com vista a reforçar os resultados desta iniciativa decorreu no último fim de semana uma ação designada “Sprint weekend”. No sábado e domingo, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima esteve aberta o dia todo para recolher donativos. Cada turno de duas horas foi assegurado por dois voluntários que foram recebendo e acondicionando os vários sacos nos lugares da Igreja. O objetivo era que os lugares sentados ficassem todos ocupados. Juntaram-se mais de 500 sacos que superaram a lotação de lugares sentados.
Esta iniciativa partiu do diagnóstico de um aumento muito significativo de carências em várias franjas da população abrangida pela ação das obras ligadas à Companhia de Jesus no Porto.
Os bens recolhidos serão distribuídos de três formas distintas: pelo Projeto Pobreza Envergonhada, que já há alguns anos recolhe habitualmente alimentos na missa dominical, dinamizada pela comunidade cristã do CREU, na Igreja Paroquial de Cedofeita, às 19h; pelo Agrupamento 10 do Corpo Nacional de Escutas, da Paróquia de Cedofeita, que reencaminhará os alimentos para o Banco Alimentar do Porto; pelo Centro Comunitário São Cirilo que os destinará às famílias carenciadas que apoia.