Sete voluntárias dos Leigos partem em missão

Missa de Envio 2020 dos Leigos para o Desenvolvimento decorreu ontem. Voluntárias missionárias partem para Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal (Caparica/Pragal).

Os Leigos para o Desenvolvimento vão enviar este ano sete voluntários em missão. Os destinos das seis jovens são Angola, Portugal (Caparica/Pragal) e S. Tomé e Príncipe, onde deverão chegar em breve. Em clima de festa e ação de graças, celebraram ontem a sua Missa de Envio, na Igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa.

Virgínia Gabriel, Inês Rocha e Mello e Beatriz Lopes partirão para Angola (Ganda), Sara Teixeira e Sara Silva para a Caparica/Pragal e Mariana Viana Baptista e Inês Sampaio para São Tomé e Prínicipe (cidade).

As voluntárias escolheram como lema uma passagem do Evangelho de Lucas: “Procurai antes o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo” (Lc 12, 31). O P. Fernando Ribeiro, sj, assistente nacional dos LD, e que presidiu à celebração, reforçou a importância de não se esquecerem desta frase e fazerem dela oração, dizendo ainda que “Este é um texto que apela à confiança. Não vos inquieteis, não vos preocupeis de forma vã. Entreguem-se ao essencial. Não tenhas receio relativamente ao que vais deixar, não tenhas receio relativamente à realidade que vais encontrar, não tenhas receio em relação ao futuro. Confia. Se Deus chama, Ele providenciará.”

O P. Fernando referiu também que “chegou agora a hora de dar início a um novo capítulo, o do envio, da partida e daqui a uns dias ao encontro com pessoas que vos esperam. Um caminho que se iniciou quando no coração de cada uma começou a germinar a semente de ser missionário, o sonho de dar um ano da vossa vida aos outros, através do Leigos para o Desenvolvimento.”

Num ano marcado por tantas circunstâncias novas, em que a reinvenção foi a palavra de ordem para os  Leigos para o Desenvolvimento se manterem fiéis à sua missão, foi com alegria que se assistiu ao desenrolar de mais um capítulo numa história que há mais de 30 anos se começou a escrever.

 

Fotografia: Ricardo Perna