Samuel Afonso ordenado padre

O jesuíta foi esta tarde ordenado sacerdote na Sé Nova de Coimbra pelo bispo de Coimbra. Na homilia, D. Virgílio Antunes destacou a centralidade de Cristo e a responsabilidade de quem o anuncia.

Samuel Afonso recebeu hoje o sacramento da ordem na Sé Nova de Coimbra pela imposição das mãos do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, numa cerimónia em que se reuniram os seus companheiros jesuítas, familiares, amigos, benfeitores da Companhia de Jesus e muitas outras pessoas que desejaram associar-se a este momento de festa.

No início da eucaristia, o bispo de Coimbra situou este acontecimento festivo no contexto de um momento difícil para os jesuítas portugueses e, evocando o entusiasmo apostólico do P. António Vaz Pinto, falecido na passada sexta-feira, exortou o Samuel Afonso a viver com o mesmo entusiasmo o seu ministério. Já durante a homilia, D. Virgílio sublinhou a centralidade de Cristo e a responsabilidade do mensageiro que o anuncia: “Sabemos que o centro absoluto desta missão salvadora é Jesus Cristo salvador, acreditamos na ação do Espírito Santo que realiza em nós e através de nós a ação de Deus, mas sabemos também que a fidelidade, a santidade, a inteligência e a abertura do mensageiro à renovação do ardor dos métodos e das expressões do anúncio são profundamente relevantes.”

No final da celebração,  o P.  Samuel Afonso expressou a sua profunda gratidão a Deus, à Companhia de Jesus , à sua família e ainda aos amigos e benfeitores da Companhia. Referindo-se ao modo como deseja viver o seu sacerdócio, disse:

“Vivemos num tempo de mudança de era, que nos coloca muitos desafios. Estou certo, apesar de tudo, que este é o tempo favorável para prolongar o ofício de consolar próprio do ressuscitado. E quanto gostava de continuar a colaborar com o Senhor nesta missão para o bem das almas. Às vezes, recordava São Pedro Fabro, o primeiro dos padres da Companhia, pomos a consolação na grandeza das árvores e esquecemo-nos da raiz onde reside a sua força. E recomendava que não buscássemos a raiz pelos frutos, mas sim os frutos e tudo o mais pela raiz. Paradoxalmente, esta árvore está invertida, as raízes são o ponto alto..”

Já o P. António Santana, Vice-Provincial, transmitiu ao bispo de Coimbra e a todos os presentes as palavras do P. Provincial, ausente por motivos de saúde. Nessa ocasião, expressou o sentimento de alegria vivido pela Companhia neste dia: “O P. Samuel integra-se, a partir de hoje, de uma forma nova, no Corpo Apostólico da Companhia de Jesus para ser enviado onde for ‘mais urgente, mais necessário e mais universal.’ Neste Ano Inaciano, é com alegria que celebramos este dia.”

No final da cerimónia seguiu-se um tempo de confraternização que teve lugar na Quinta do Loreto onde se situa o Noviciado da Companhia de Jesus em Portugal.

O percurso do P. Samuel Afonso, sj

O Samuel Afonso nasceu em Castelo Branco em 1986 onde viveu até 2008, altura em que concluiu a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Em 2010, depois de dois anos a trabalhar como enfermeiro em Lisboa, entrou na Companhia de Jesus. Terminados os dois anos de noviciado em Cernache seguiu-se a licenciatura em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa até 2015. Trabalhou três anos na pastoral do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, concluiu o 1.º ciclo de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e atualmente vive em Boston, nos EUA onde no próximo ano concluirá os seus estudos teológicos.

Fotografias de José Luís Artur