Um seminário para refletir sobre os bens comuns

Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e Associação Casa Velha organizam seminário para debater os desafios políticos e experiências educativas na relação entre Ecologia e Desenvolvimento. Orador principal será Riccardo Petrella.

A FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e a Associação Casa Velha organizam o Seminário «Cuidar dos Bens Comuns para o Bem Comum – Desafios políticos e experiências educativas na relação entre Ecologia e Desenvolvimento», que terá lugar no dia 12 de julho, no ISEG (Auditório CGD) em Lisboa. O evento encerra o projeto «Uma Ca(u)sa Comum» e visa promover o conhecimento e a reflexão sobre Bens Comuns, reforçar o trabalho colaborativo e o compromisso entre diferentes atores e discutir o papel da Educação para o Bem Comum. É orador convidado Riccardo Petrella, economista e politólogo italiano, empenhado na procura de alternativas para a globalização da economia de mercado e fundador da Universidade do Bem Comum.

Reconhecendo o impacto que as questões ecológicas têm nas situações de desigualdade extrema à escala global, torna-se cada vez mais urgente promover a compreensão, reflexão e diálogo sobre Ecologia Integral. Através do projeto «Uma Ca(u)sa Comum», a FGS e a Casa
Velha têm vindo a trabalhar em conjunto com várias outras Organizações da Sociedade Civil e professores/as de dois Agrupamentos Escolares (D. Filipa de Lencastre, em Lisboa e Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Ourém) com o intuito de alertar para as causas estruturais que estão na origem de situações de pobreza e de injustiça social e de consciencializar para um maior compromisso da sociedade com o cuidado pelo mundo, a Casa Comum.

Este evento será também uma oportunidade para apresentar o novo recurso pedagógico Caderno de Viagem: Itinerários Pedagógicos para Educar para a Ecologia Integral pela Cidadania Global, realizado colaborativamente no âmbito do projeto, e que propõe uma viagem educativa para todos e todas, em qualquer idade ou contexto de aprendizagem.

O programa está disponível aqui. A participação é gratuita e sujeita a inscrição aqui (até 8 de julho).