Faltam poucos dias para a realização do Encontro Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), que assinalará os seus 175 anos numa celebração com o Papa, em Roma, nos próximos dias 28 e 29. Neste evento participarão cerca de 6000 pessoas, vindas de 52 delegações de todo o mundo.
Este serviço da Santa Sé, que inclui o Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), celebra não apenas os 175 anos da sua fundação, mas também os 10 anos do início do seu processo de recriação, aprovado pelo Papa Francisco há cinco anos. Esta celebração tem início na Aula Paulo VI, no Vaticano, na sexta-feira, Solenidade do Coração de Jesus.
O P. Frédéric Fornos, sj, Diretor Internacional desta instituição, nomeado pelo Santo Padre em 2016, salientou que, para além da fundação do Apostolado da Oração em 1844 – nas suas palavras, “um acontecimento da nossa história” – o que se celebra é o presente como Rede Mundial de Oração do Papa, hoje obra pontifícia, 175 anos depois. “O nosso aniversário leva-nos a agradecer ao Senhor pela sua fidelidade, a considerar o modo de agir do Senhor hoje, como ontem, e a abrirmo-nos ainda mais a sua missão de compaixão pelo mundo”.
O Encontro Internacional terá início no dia 28, às 10.00, com as diferentes regiões que integram a Rede e às 12.00, o Papa Francisco unir-se-á à celebração para rezar com todos os presentes. Mais tarde, terá lugar uma missa na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo P. Arturo Sosa, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus. No sábado de manhã, a maioria dos diretores e coordenadores nacionais da Rede Mundial de Oração do Papa (incluindo a sua secção juvenil, o MEJ) estarão reunidos, e o encerramento do evento terá lugar, a partir das 18h30, com o encontro dos jovens, monitores e animadores do Movimento Eucarístico Juvenil, na Capela da Universidade Sapienza.
O Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) é o movimento internacional de formação cristã para crianças e jovens, dos 5 aos 25 anos. Como tal, participa ativamente na dinâmica de oração e serviço que caracteriza a Rede Mundial de Oração do Papa.
Como se refere nos seus Estatutos, a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) tem como missão mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja, fazendo suas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do Povo de Deus e de toda a humanidade.
A Rede Mundial de Oração do Papa foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração, estando presente em 98 países e integrando mais de 35 milhões de católicos. Inclui uma secção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em março de 2018, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia e aprovou os seus novos estatutos.