Entre 6 e 9 de outubro, 180 alunos do ensino secundário do Colégio das Caldinhas e do Colégio S. João de Brito peregrinaram de Fátima até à Nazaré, acompanhados por cerca de 40 animadores, antigos alunos, pais, educadores e jesuítas da pastoral dos colégios e da PAJUV. Foram dias cheios de alegria e energia, mas também com as “dores” habituais dos passos intermináveis e das bolhas nos pés.
O mote desta peregrinação foi o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), inspirado também na mensagem do Papa para este grande evento. Assim, os alunos puderam começar a sintonizar-se com esta grande festa da Igreja e da juventude que Lisboa vai receber no próximo verão. Na companhia de Maria, entre dois santuários marianos, aprofundamos o encontro de Nossa Senhora com Deus, que a levou a sair de casa – a sair de si – cheia de pressa e de coração agradecido, para servir e anunciar a alegria de Deus à sua prima Isabel. Em cada dia, exploramos então um dos três movimentos de Maria e Isabel: serviço, alegria e gratidão. No final, era visível a consolação de todos, pela exigência do caminho superado, pelas conversas e amizades e pela oportunidade de encontro pessoal e comunitário com Deus.
Partindo de Fátima e enviados na Capelinha das Aparições, a peregrinação passou em Porto de Mós e Alcobaça, antes de terminar no santuário de Nossa Senhora da Nazaré. A chegada foi de festa e fez-se notar: uma massa de adolescentes de colete amarelo fluorescente a cantar bem alto fez parar a vila e aproximou a população do Santuário.