Passo-a-rezar disponibiliza Tríduo Pascal com comunidade de Taizé

Neste ano em que não haverá celebrações da Semana Santa e Páscoa nas igrejas, PAR quer ajudar as pessoas que estão em casa, sós ou em família, a viver este tempo com maior sentido e profundidade.

Todos os anos, o Passo-a-Rezar apresenta uma proposta diferente para o Tríduo Pascal, como forma de ajudar os seus utilizadores a aprofundar espiritualmente os dias centrais da vida da Igreja.

Este ano, de 9 a 12 de abril, a proposta para acompanhar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor tem como base os textos da liturgia e as meditações do fundador da Comunidade de Taizé, o Irmão Roger Schutz, e do seu atual prior, o Irmão Alois Löser. Os textos foram compilados e organizados por Alzira Fernandes. Deram-lhe voz a locutora Maria Helena Falé e o jornalista Paulo Nogueira.

Os Irmãos da Comunidade de Taizé oferecem ao longo de todo o ano, aos milhares de pessoas que os visitam e rezam com eles, a vivência semanal da Páscoa, com os seus tão conhecidos cânticos e modos de rezar.

Numa vídeo-mensagem, o Irmão Alois Löser explica que de segunda a quinta-feira, faz-se memória da última Ceia que Cristo tomou com os seus discípulos, recorda-se como o Senhor lhes lavou os pés e celebra-se a instituição da Eucaristia. Na Sexta-Feira Santa, a oração é especial, centra-se na Paixão de Nosso Senhor, reza-se diante da cruz. Sábado Santo é o dia da espera: Cristo morreu na cruz, recordamos que Ele amou a humanidade até ao extremo do dom de si mesmo e esperamos a sua Ressurreição. Domingo de manhã, a alegria pascal irrompe no louvor.

O Passo-a-Rezar pretende, este ano em particular, em que não haverá celebrações da Semana Santa e Páscoa nas igrejas, ajudar as pessoas que estão em casa, sós ou em família, a viver este tempo com maior sentido e profundidade. Através da oração, da solidariedade espiritual e do serviço silencioso, o Passo-a-Rezar convida os seus utilizadores a unirem-se ao mistério da Paixão de Jesus, em tantos que hoje sofrem, pedindo que rapidamente cheguemos à alegria da Páscoa.