Passo-a-Rezar assinala 15 anos com proposta para rezar em família

Todos os dias, cerca de 16 mil pessoas rezam com a aplicação do Passo-a-rezar. Chega agora uma proposta para rezar em família aos domingos, e também uma oração para rezar ao sábado.

O Passo-a-Rezar faz 15 anos! Quinze anos que o confirmam como uma marca na oração diária de milhares de pessoas. É também uma referência nas propostas de oração pessoal, que podem ser utilizadas em diferentes circunstâncias e pelas mais variadas intenções. São exemplo disso “Rezar o meu dia”, “Sete pausas na beleza”, “Oração do Terço” e “Pela paz na Ucrânia”. Com o Passo-a-Rezar é possível peregrinar até Santiago de Compostela e a lugares marianos, rezar com Maria e pelas intenções do Papa a cada mês. Em 2023, o Passo-a-Rezar disponibilizou as orações oficiais da Jornada Mundial da Juventude, que se realizou em Lisboa.

Consolidados todos estes passos, chegou a hora de abrir novos caminhos. No dia 23 de fevereiro, o primeiro domingo após o aniversário, que se assinala a 17 de fevereiro, é lançado o Passo-a-Rezar em Família, uma proposta disponível aos domingos, para que pais e filhos, avós e netos possam rezar juntos. A iniciativa surge como resposta ao desafio de algumas famílias que gostariam de ter mais subsídios de oração para ajudar as crianças e os adolescentes a crescer na fé e propostas atrativas que os despertem para a amizade com Jesus.

O Passo-a-Rezar em Família conta com a colaboração do Rezandovoy, projeto irmão do Passo-a-Rezar, desenvolvido pelo Grupo de Comunicação Loyola, em Espanha. As propostas de oração são elaboradas tendo como referência a versão espanhola do Rezandovoy Infantil, traduzida e adaptada à realidade portuguesa.

Com os 15 anos, surge ainda outra novidade: a partir de 1 de março, o Passo-a-Rezar passa a ter proposta de oração todos os dias, incluindo aos sábados.

Com os 15 anos, surge ainda outra novidade: a partir de 1 de março, o Passo-a-Rezar passa a ter proposta de oração todos os dias, incluindo aos sábados.

O PASSO-A-REZAR EM NÚMEROS
No final de janeiro, cerca de 16 mil pessoas rezavam todos os dias com a aplicação do Passo-a-Rezar, disponível para Android e IOS. Oito mil ouviam através do site. Todos os dias, perto de seis mil pessoas recebem a proposta de oração diária no seu email. As redes sociais somam milhares de seguidores: mais de 59 mil no Facebook, 6 mil no Instagram e perto de 2 mil e 500 no Youtube.

O sucesso do Passo-a-Rezar deve-se à colaboração de mais de cem voluntários, que, com muito entusiasmo e em estreita articulação com a equipa de coordenação, afeta à Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal, dão vida ao projeto. Esta grande equipa de voluntários inclui as pessoas que escrevem os textos, as que lhes dão voz, as que escolhem as músicas e as que selecionam as imagens e frases para as redes sociais.

O contributo dos benfeitores tem sido determinante para a sustentabilidade do projeto, que tem encargos fixos e significativos com a edição de ficheiros, alojamento e manutenção das diferentes plataformas digitais (site, aplicação e envio de newsletters, etc), licenças para a utilização das músicas, entre outros.

Dos utilizadores, o Passo-a-Rezar recebe a confiança, a fidelidade e o incentivo para ir cada vez mais longe.

Mensagem do diretor do Passo-a-rezar

Para assinalar esta efeméride, o Passo-a-rezar juntou quatro pessoas que foram decisivas para a sua fundação e manutenção ao longo destes quinze anos: três jesuítas e uma leiga: o P. António Valério, o P. Francisco Martins, o P. Nelson Faria e Isabel Figueiredo. A conversa pode ser ouvida no último episódio do podcast Da Praça de Pedro.