Participação em Investigação – Recrutamento de Voluntários

Trata-se de um trabalho inovador mas que apenas será possível com a colaboração de voluntários que participem nesta experiência que terá uma duração aproximada de 9 dias do seu tempo.

O Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, está a desenvolver o projeto de investigação “Neuroanatomical correlates of wellbeing in a mindfulness and religious exercises program”, apoiado e financiado pela Fundação Bial.  Procuram dar resposta à questão “será que o bem-estar resultante da religiosidade se pode comparar com aquele resultante da prática de mindfulness, analisando semelhanças e diferenças na estrutura cerebral e atividade neuronal resultantes da prática de mindfulness (MBSR – Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness) e de exercícios espirituais de Sto. Inácio de Loiola em grupos de indivíduos com experiência nas respetivas práticas, comparados com um grupo de controlo.

Trata-se de um trabalho inovador mas que apenas será possível com a colaboração de voluntários que participem nesta experiência que terá uma duração aproximada de 9 dias do seu tempo. Os participantes do grupo dos exercícios espirituais devem reservar as datas entre 2 e 10 de maio inclusive. Os participantes do grupo do mindfulness devem reservar as datas entre 30 de maio e 8 de junho inclusive. Nos primeiros dois dias serão aplicados alguns questionários e realizada a primeira ressonância magnética; seguem-se os cinco dias de exercícios espirituais ou de mindfulness; por fim, nos últimos dois dias, será repetido o protocolo inicial (questionários e ressonância). Não serão levados a cabo procedimentos invasivos como recolha de sangue ou administração de líquido de contraste. A estadia para a realização dos programas não terá qualquer custo para os
participantes.

Os participantes devem: (1) ser maiores de 18 anos; (2) ter conhecimento e experiência prévia dos exercícios espirituais ou dos exercícios de mindfulness; (3) não ter tido um traumatismo craniano ou doença cerebral.  

Se desejar participar neste estudo, preencher os critérios de inclusão, por favor, aceda ao seguinte link para leitura e acordo do consentimento informado.

Agradecemos, desde já, o seu contributo para este estudo pioneiro.