P. Provincial convoca Congregação Provincial

Marcação da Congregação Provincial para abril de 2022 decorre da convocação, por parte do P. Geral, da Congregação de Procuradores, encontro extraordinário de representantes de todas as províncias jesuítas do mundo que acontecerá em 2023.

O P. Provincial convocou ontem a Congregação Provincial. No dia em que se assinalou mais um aniversário da fundação da Companhia de Jesus (27 de setembro), o P. Miguel Almeida escreveu uma carta à Província a marcar para o dia 18 de abril do próximo ano o arranque deste encontro que reunirá grande parte dos jesuítas portugueses. A marcação da Congregação Provincial decorre da convocação, por parte do Superior Geral dos Jesuítas, da Congregação de Procuradores, encontro extraordinário de representantes de todas as províncias jesuítas do mundo que começará no dia 15 de maio de 2023 em Loiola – Espanha.

Assim, e de acordo com as fórmulas da Companhia, uma das principais competências da Congregação Provincial agora convocada será eleger um procurador à Congregação de Procuradores, ou seja, um jesuíta português que representará a Província Portuguesa nesta reunião magna internacional. Recorde-se que a Congregação de Procuradores é um órgão da Companhia de Jesus que reúne apenas de tempos a tempos, entre os períodos que separam as várias Congregações Gerais, órgão máximo cuja missão é eleger o Superior-geral. Deste modo, a Congregação de Procuradores reúne-se para analisar temas importantes da vida da Companhia que são identificados em cada província ou a nível mundial, e para estudar e discernir sobre outros assuntos enunciados pelo P. Geral.

A Congregação Provincial é, assim, um encontro de jesuítas portugueses que antecede esta reunião magna e que, além de eleger um procurador, analisa, responde e pronuncia-se sobre os temas específicos que o P. Geral indica para serem trabalhados na Congregação de Procuradores. Na carta de convocatória, o P. Arturo Sosa pede que se abordem as Preferências Apostólicas Universais, a pastoral juvenil inaciana e a sua ligação à promoção vocacional jesuíta e a forma de governo da Companhia.

Além disso, os jesuítas portugueses podem apresentar assuntos concretos – denominados postulados – para serem analisados pela Congregação ou diretamente pelo P. Geral.

Nesta Congregação Provincial, que começará em Soutelo logo no dia a seguir à Páscoa, participarão 40 jesuítas eleitos através de um processo de eleição que decorrerá nos próximos meses e no qual podem participar apenas os jesuítas com mais de 8 anos de Companhia de Jesus. A estes juntam-se cinco jesuítas que já integram a Congregação devido ao cargo que ocupam, como é o caso do P. Provincial, P. Sócio, Administrador Provincial, o Reitor do Noviciado e o Reitor do Juniorado.

Neste encontro de jesuítas portugueses podem ainda ser estudados assuntos específicos da Província propostos pelo P. Provincial.