Os jesuítas e a ciência em debate na Católica de Braga

Esta conferência com o jesuíta espanhol é uma das atividades em destaque este mês da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga.

Terá lugar no próximo dia 11 de janeiro, próxima quarta-feira, às 14h30, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica de Braga, uma conferência do P. Agustín Udías Vallina, sj, intitulada “Os jesuítas e a ciência”. Esta iniciativa, que terá como moderador o P. Álvaro Balsas, sj, será também emitida via Zoom (os interessados em assistir à distância deverão contactar o email jmmlopessj@ucp.pt).

O P. Agustín Udías Vallina é professor emérito de Geofísica na Universidade Complutense de Madrid e membro da Academia Europeia. Entre 2001 e 2020, ministrou o curso de Ciências e Religião na Faculdade de Ciências Físicas da Universidade Complutense de Madrid. A partir da sua experiência como religioso, cientista e professor universitário, apresenta as suas reflexões sobre o apaixonante tema da relação entre ciência e religião. Na sua produção académica destacam-se as obras Principles of Seismology (Cambridge University Press, 1999), Fundamentos de Geofísica (em colaboração com J. Mezcua; 2ª ed., Alianza, Madrid 1997); Historia de la Física. De Arquímedes a Einstein (Síntesis, Madrid 2004); El universo, la ciencia y Dios (PPC, Madrid 2001) e Searching the Heavens and the Earth: The History of Jesuit Observatories (Kluwer, Dordrecht 2003).

Esta conferência com o jesuíta espanhol é uma das atividades em destaque este mês da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga que está também envolvida na comemoração do centenário da escritora Maria Ondina Braga (1922 – 2022). O Theatro Circo vai ser palco do espetáculo de encerramento destas comemorações que decorrerá no próximo dia 13 de janeiro, data de aniversário do nascimento da escritora bracarense, pelas 21h30.

Cândido de Oliveira Martins, docente e coordenador da Cultura da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, colabora na concretização deste evento, concebido no âmbito das Comemorações do Centenário da escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX.

“Eu Vim Para Ver a Terra: Viagens com Maria Ondina Braga” é o título do espetáculo performativo e interartístico que, através do diálogo entre a sua palavra, imagens e fotografias e os sons do piano e de outros instrumentos musicais, convida o espectador a viajar por diferentes geografias, culturas, ambientes, vozes e sonoridades, acompanhando a escritora no seu percurso pelo mundo.

Esta exibição conta com a direção artística/voz de António Durães, Luís Pipa no piano, a performance visual de João Alexandrino; a designer de Luz Mariana Figueroa e a seleção de textos de Isabel Cristina Mateus (Universidade do Minho) e de Cândido Oliveira Martins (UCP – Braga).

A entrada é livre, mas sujeita a levantamento de bilhete.