Olhar de novo – Rever 2020 com esperança

Ao longo desta semana o Ponto SJ disponibiliza uma proposta de exame pessoal em podcast e publica cinco testemunhos para ajudar a rever o que se passou em 2020 numa atitude de esperança.

Estamos a terminar um ano exigente, em que experimentámos de um modo muito particular a insegurança e a dificuldade de caminhar seguindo planos pré-estabelecidos. E isso tanto se sentiu na nossa vida pessoal e familiar, como nas diferentes áreas de atividade em que nos empenhamos.

Chegados ao final do ano o Ponto SJ deseja contribuir para um olhar verdadeiro e construtivo sobre o que temos vivido. Nesse sentido, iremos publicar entre 28 de dezembro e 1 de janeiro cinco testemunhos de pessoas que se dedicam  às cinco áreas abrangidas pelas secções do Ponto SJ. Justiça, Educação, Fé, Política e Cultura.

São nossos convidados ao longo desta semana:

Ana Tojal – Empreendedora Social

É casada e mãe de quatro filhos. Co-fundadora e presidente da Fundação AJU – Jerónimo Usera, Instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, onde exerce há quase duas décadas a direção executiva.

Carmo Miranda Machado – Professora 

É professora e formadora e vive em Lisboa. Tem dedicado a sua vida ao ensino público e à escrita. Como formadora, deu cursos da área comportamental em variadíssimas empresas. Como professora, trabalha há trinta anos na escola Secundária D. Dinis, na zona oriental de Lisboa, onde tem ensinado Português a alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade.

P. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes – Pároco 

Nasceu em Eiriz (Paços de Ferreira), em 1966, e é padre da Diocese do Porto desde 1991. Foi Educador no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, no diaconado e no primeiro ano de presbiterado. Foi pároco de São Gonçalo e de São Veríssimo, de 1992 a 2008, e, nos dois últimos anos, em Amarante, Diretor-Adjunto do Colégio de São Gonçalo. É, desde 2008, pároco de Nossa Senhora da Hora, em Matosinhos e integra a Equipa Diocesana de Coordenação Pastoral para o triénio 2019-2020/2021-2022.

Francisco Rolo – Autarca

Vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Licenciado em Sociologia e pós-graduado em Gestão de projetos. Integrou a equipa de diversos projetos no âmbito do desenvolvimento regional.

Marcos Barbosa – Encenador 

Encenador e ator. Encenou diversos espetáculos em Portugal e no México, sobretudo novas dramaturgias e peças de Shakespeare. Está neste momento a preparar a abertura de um novo espaço de criação artística, no número 15 do Largo do Chiado

Para além destes cinco artigos, está disponível desde domingo 27 de dezembro o podcast 2020: um ano em exame para não deixar morrer a esperança. Trata-se de uma proposta de exame pessoal do ano que está terminar que pretende ajudar a rever o caminho que cada um fez com verdade e esperança.

A todos os que nos visitam desejamos um bom balanço de 2020 e um ano de 2021 vivido com esperança.