O P. Miguel Almeida, sj toma posse no sábado como Provincial dos Jesuítas em Portugal, numa celebração que decorrerá às 12h00, na Igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa. O novo responsável da Província Portuguesa da Companhia de Jesus sucede ao P. José Frazão Correia, sj, que desempenhou o cargo durante seis anos.
Tendo em conta o contexto de pandemia que atravessamos, a tomada de posse decorrerá numa celebração restrita que contará apenas com a presença dos jesuítas da região de Lisboa, alguns familiares do P. Miguel e os colaboradores mais próximos da Companhia. Ao contrário do que tem acontecido em momentos anteriores, não haverá um momento de confraternização após a eucaristia.
O P. Miguel Almeida foi nomeado Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus em janeiro, pelo P. Arturo Sosa, sj, Superior Geral dos Jesuítas.
Nasceu em Lisboa a 6 de Novembro de 1967. Entrou no Noviciado de Coimbra a 8 setembro de 1995. Foi ordenado presbítero em Lisboa a 12 de julho de 2003. Fez os últimos votos, momento de incorporação definitiva na Companhia de Jesus, em Lisboa a 28 de maio de 2011.
Antes de entrar na Companhia de Jesus, estudou Marketing e foi seminarista do Patriarcado de Lisboa.
É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma. Fez o Mestrado em Teologia Moral no Weston Jesuit School of Theology, Cambridge, Estados Unidos.
Fez o tempo de formação pastoral no Pragal, onde abriu, juntamente com o P. Abel Bandeira, a comunidade jesuíta que acompanha pastoralmente a população dos bairros sociais daquela zona da Margem Sul.
Foi adjunto do Mestre de Noviços, em Coimbra. Trabalhou no Centro Universitário Padre Manuel da Nóbrega (CUMN), Coimbra, onde foi Director Adjunto, e, como Diretor no Centro Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa; no Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU-IL), no Porto, e no Centro Académico de Braga (CAB), em Braga.
Há vários anos que se encontrava em Braga como Superior da Comunidade Pedro Arrupe e Delegado do Provincial para a Formação dos jesuítas portugueses. Na mesma cidade, tem colaborado com a arquidiocese na pastoral familiar.
Em 2016, participou como eleitor na Congregação Geral 36, reunião magna dos jesuítas que elege o Superior-Geral da Companhia de Jesus