O P. Roque Cabral nasceu na cidade do Lobito, Benguela, Angola, no dia 05 de março de 1927 e entrou na Companhia de Jesus no dia 18 de outubro de 1944, no mosteiro de Santa Marinha da Costa, Guimarães. Fez o noviciado e dois anos de humanidades clássicas e modernas, em Guimarães. Entrou na Faculdade de Filosofia de Braga em 1948 e licenciou-se em Filosofia em 1951. Foi diretamente da Filosofia para a Teologia, em San Cugat del Vallés, Barcelona, até 1955. Foi ordenado sacerdote em San Cugat, no dia 30 de julho de 1954. Fez a Terceira Provação (1955 / 56) na Alemanha, em Sentmaringerweg, Münster.
Em 1956 foi destinado ao Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, como diretor espiritual dos alunos e professor, durante quatro anos.
Em 1960 seguiu para Roma fazer o doutoramento em Teologia Dogmática, na Universidade Gregoriana. Fez os últimos votos no dia 02 de fevereiro de 1962, na igreja do Gesù, em Roma.
Em 1962 foi para a Faculdade de Filosofia de Braga como professor de Ética e redator da “Revista Portuguesa de Filosofia”. Permaneceu como professor de Ética até ao final da sua carreira docente. Jubilou-se em 2007, ao completar 80 anos.
Em 1964 assumiu o cargo de ministro dos estudantes de filosofia, até 1976. E foi, também, prefeito de estudos. Colaborou na enciclopédia “Verbo”, da qual foi diretor e nas enciclopédias “Polis” e “Logos”. Foi coordenador do sector de Filosofia de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e nomeado para a comissão instaladora da UCP, no Porto, em 1978,. Foi também durante vários anos Diretor do Curso de Direito da Universidade Católica no Porto.
Foi membro fundador do Centro de Estudos de Bioética.
Foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares, no dia 10 de junho de 1990. Em maio de 2000 a Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa homenageou o P. Roque Cabral pelos seus vários anos de lecionação da disciplina de Ética. Dessa homenagem resultou um volume que reúne as communicates dos diferentes intervenientes nesta homenagem. Em 2016 foi agraciado com o Prémio Fé e Liberdade.
O P. Roque Cabral foi uma pessoa altamente considerada pelo seu equilíbrio e competência profissional. Faleceu no final da manhã de hoje com 94 anos.
A missa das exéquias está marcada para segunda-feira, dia 28 de junho, às 15h00, na Igreja de São Vicente (Braga). A missa de 7º Dia será na sexta-feira, dia 2 de julho, às 12h00, na mesma Igreja de São Vicente.
Na quarta-feira, dia 30 de junho, às 18h00 será celebrada uma Eucaristia de ação de graças pela vida do P. Roque na Igreja de São Roque, em Lisboa.