O P. Domingos Pereira Gonçalves nasceu no dia 8 de junho de 1937 no Lugar da Igreja, Santa Marta de Bouro, Amares (Braga).
Entrou na Companhia de Jesus no dia 7 de setembro de 1964, no Noviciado da Casa da Torre, Vila Verde (Braga), já com algum tempo de estudo de Teologia. Acabado o Noviciado em 1966, foi enviado para Comillas, Santander (Espanha) para continuar os estudos de Teologia, sendo ordenado sacerdote em 29 de junho de 1968.
Em 1970, acabada a Teologia, foi destinado a Capelão Militar em Angola, até 1974. Após o seu regresso a Portugal foi para Dortmund (Alemanha) como Capelão de Emigrantes portugueses, mudando para Minden no ano seguinte com o mesmo cargo de Capelão, onde permaneceu até 2008.
Regressado então a Portugal, foi destinado a Santo André (Santiago do Cacém), para colaborar em duas Paróquias (Santa Maria e Santo André), confiadas, então, à Província Portuguesa, onde permaneceu até 2010. Com a decisão de terminar a presença da Companhia em Santo André, o P. Domingos foi então destinado à Residência da Casa da Torre, Soutelo, Vila
Verde (Braga), trabalhando nos arredores em atividade pastorais.
Diagnosticado um processo de demência, foi transferido para a enfermaria do CIL (Lisboa) com Alzheimer em 2018. Faleceu na manhã de hoje, Sábado Santo, infetado com Covid-19. Tinha 83 anos de idade e 56 na Companhia de Jesus.
O funeral terá lugar na segunda-feira numa cerimónia reservada que decorrerá no cemitério dos Olivais onde o corpo será cremado. Depois dessa cerimónia, será celebrada às 18h30 uma Eucaristia de ação de graças pela vida do P. Domingos Gonçalves na Igreja do Colégio de São João de Brito em Lisboa. Seguindo as normas de saúde atualmente em vigor, esta Eucaristia será pública e aberta a quem deseje juntar-se a este momento de oração. Já no dia 12 de abril, segunda-feira, será celebrada uma Missa pelo P. Domingos em Santa Marta do Bouro, Amares onde as cinzas serão depositadas. Esta Eucaristia será presidida pelo P. Miguel Almeida, provincial.